Análise das redes sociais dos contadores de histórias contemporâneos

Authors

Abstract

In contemporaneity, the narrators of stories appropriate oral culture as well as the hypertextual language enhanced by new technologies, contributing to the strengthening of the communication of narrative information and to the sharing of experiences in the field of storytelling. When presenting sociograms of the networks of contemporary narrators from the State of Espírito Santo and the result of their main indicators (density and centrality) from the perspective of Social Network Analysis, theoretical and methodological aspects related to the mapping of drawings and targeted connections stand out for the practice of storytelling. The exploratory, descriptive and explanatory study assumes, as for the procedures, characteristics of a bibliographic research with the goal of supporting concepts such as Social Networks, Oral Narrative and Social Network Analysis. With the analysis, aspects related to the degree of centralization and centrality are represented and the management of communication structures is questioned, so that centralization is understood from the relationships of the graphs contributing to the representation of the networks. Connections take place in centralized, decentralized and distributed social networks, the latter being an ideal in terms of communication due to decentralizing and distributing knowledge production processes and sharing (in) training directed towards collaboration and cooperation in environments hybrids. It appears that these actors share narrative information in face-to-face and virtual spaces, strengthening ties of multiplex relationships, therefore needing to improve communication skills and connection techniques in digital networks so that they can act professionally in cyberspace.

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Author Biographies

Meri Nadia Marques Gerlin, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Educação e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Docente do Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCINF) do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da UFES. Coordenadora das ações da Rede de Estudo das Competências (REC) registrada no âmbito do projeto "Informa-ação e cultura" e, atualmente, líder do grupo de pesquisa "Competência leitora e competência em informação: saberes e fazeres transdisciplinares no campo da Ciência da Informação" certificado pelo CNPq, trabalhando com atividades relacionadas com os campos do ensino, da pesquisa e da extensão universitária; intercambiando, desse modo, o estudo de temas como: ação cultural; competência em informação; competência leitora; competência narrativa; redes sociais; serviço de referência; sistemas de recuperação da informação; tecnologias de escrita e leitura (hiper)textuais; tecnologias de informação e comunicação na contemporaneidade.

Daniela Lucas da Silva Lemos, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora e pesquisadora do Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); mestre em Ciência da Informação pela UFMG; especialista em Gestão Estratégica da Informação pela UFMG; e graduada em Administração de Sistemas de Informação pela Faculdade de Sistemas de Informações Gerenciais da Una. Líder do grupo de pesquisa Tecnologia e Organização da Informação e do Conhecimento (UFES) certificado pelo CNPq, membro pesquisador dos grupos Representação do Conhecimento, Ontologias e Linguagem (UFMG) e do Laboratório de Inteligência de Redes (UnB), ambos registrados no CNPq, além de parceria em pesquisas com a Fundação Getúlio Vargas (EMAp/CPDOC/Rio de Janeiro). Tem experiência em áreas da Ciência da Informação, incluindo Organização e Tratamento da Informação, Representação do Conhecimento e Recuperação de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Repositórios Digitais, Patrimônio Cultural Digital, Organização do Conhecimento, Modelagem Conceitual, Vocabulários Controlados, Ontologias, Padrões de Metadados, Web Semântica, Linked Data e Anotação Semântica de Recursos Multimídia.

Elmira Luzia Melo Soares Simeão, Universidade de Brasília

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, com mestrado em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí, com especialização em design gráfico (ESPM-RJ). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicações Eletrônicas e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação, editoração, comunicação, ciência da informação, informação e saúde, comunicação extensiva e inclusão digital.

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Published

2023-07-31

How to Cite

Meri Nadia Marques Gerlin, Daniela Lucas da Silva Lemos, & Elmira Luzia Melo Soares Simeão. (2023). Análise das redes sociais dos contadores de histórias contemporâneos . Informação &Amp; Sociedade, 32. Retrieved from https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/57963

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Artigos de Revisão