NOVOS LEITORES, NOVAS HABILIDADES DE LEITURA E SIGNIFICAÇÃO: desafios para a media e information literacy
Palabras clave:
hipertexto, matrizes da linguagem, media e information literacyResumen
Ao reconhecer a importância de desenvolver a competência informacional e midiática na sociedade contemporânea, o presente artigo discute o cenário de linguagens híbridas que nasce diante o ciberespaço, o hipertexto e os novos tipos de leitores que interagem com a informação, agora disseminada pelas mídias digitais. Tendo como referenciais teóricos autores como Lucia Santaella, procuramos desenvolver argumentos que apresentem as matrizes da linguagem e do pensamento dentro de um respaldo semiótico. As matrizes ajudam a compreender o fenômeno da linguagem híbrida no hipertexto. Diante disso, enfatizamos que o desenvolvimento de habilidades ligadas aos novos ambientes de leitura propiciados pelo ambiente virtual depende da compreensão da linguagem, que é um dos conceitos trabalhados dentro da proposta de alfabetização midiática e informacional (AMI) da Unesco, que agrega as duas noções e habilidades da information e media literacy. Espera-se que este artigo motive estudiosos e profissionais da educação e informação a assumirem a responsabilidade de educar para os ambientes informacionais que surgem com as novas mídias e tecnologias, dando ênfase à questão da leitura e linguagem.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-04-18
Cómo citar
Cerigatto, M. P., & Casarin, H. de C. S. (2015). NOVOS LEITORES, NOVAS HABILIDADES DE LEITURA E SIGNIFICAÇÃO: desafios para a media e information literacy. Informação &Amp; Sociedade, 25(1), 052. Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/039
Número
Sección
Artigos de Revisão
Licencia
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.