Estudo da divulgação de informação sobre a responsabilidade social empresarial

Autores/as

  • Vera Amorim
  • Filomena Antunes Brás

Palabras clave:

divulgação, responsabilidade social empresarial, Portugal, sustentabilidade, websites

Resumen

Comunicar com os stakeholders é cada vez mais uma actividade importante a realizar pela empresa pois permite compreender como esta se posiciona na sociedade e desenvolve a sua actividade empresarial. Esta comunicação tem sofrido um processo de maior exigência em quantidade mas também na qualidade da informação prestada. Neste sentido, este estudo procura revelar como tem evoluído esse processo de comunicação, através da análise de três meios de comunicação preferencial: os relatórios anuais de prestação de contas, o relatório de sustentabilidade e o sítio da internet. Através de uma análise de conteúdo exaustiva, analisa-se qual a informação divulgada e qual tem sido a tendência de evolução dessa comunicação, para o caso específico das empresas cotadas no Euronext de Lisboa e para o período de 2004 a 2008. Em geral, as empresas têm vindo a divulgar mais informação social e ambiental mas há diferenças na informação divulgada pelos vários canais de comunicação. Além disso, a natureza da informação divulgada é diferente ao longo do tempo e pelos vários canais analisados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2011-08-28

Cómo citar

Amorim, V., & Brás, F. A. (2011). Estudo da divulgação de informação sobre a responsabilidade social empresarial. Informação &Amp; Sociedade, 21(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/10335

Número

Sección

Memórias Científicas Originais