Técnicas de Elicitação de Conhecimento Tácito Coletivo: um estudo de caso aplicado a uma Empresa do Ramo Metalúrgico
Palabras clave:
Aquisição de conhecimento, Conhecimento tácito e explícito, Técnicas de elicitação do conhecimentoResumen
O presente trabalho apresenta a teoria e a aplicação de algumas técnicas de elicitação de conhecimento tácito adaptadas à realidade da empresa estudada para explicitar o conhecimento de um grupo de mecânicos de produção de uma empresa metalúrgica do ramo de embalagens metálicas. Após a elicitação dos conhecimentos, os mesmos foram representados em forma de regras de produção (algoritmos simbólicos) elaboradas para auxiliar na forma de identificação de causas de defeitos no processo produtivo. Para estruturar a pesquisa e sequência lógica da aplicação das técnicas de elicitação de conhecimento, foi utilizada a técnica da Sistemografia, que preconiza o pensamento sistêmico como forma de observação de fenômenos complexos e modelagem de objetos nas organizações. Destaca-se que a metodologia de elicitação de conhecimento tácito coletivo obteve êxito, pois a partir desta aplicação, foram elaboradas 76 regras de produção para o processo de soldagem da embalagem e 65 regras de produção para o processo de aplicação de vedante, totalizando 141 regras de produção. Estas regras de produção configuram em uma base de conhecimento explícito, o que antes não existia na organização.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-10-13
Cómo citar
Rosário, C. R., Kipper, L. M., & Frozza, R. (2013). Técnicas de Elicitação de Conhecimento Tácito Coletivo: um estudo de caso aplicado a uma Empresa do Ramo Metalúrgico. Informação &Amp; Sociedade, 24(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/16277
Número
Sección
Relatos de Pesquisa
Licencia
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.