A análise de assunto no processo de indexação: um percurso entre teoria e norma

Autores/as

  • Brisa Pozzi de Sousa Unirio
  • Mariângela Spotti Lopes Fujita Unesp campus de Marília

Palabras clave:

Indexação - Teoria, Indexação - NBR 12676/1992, Análise de assunto, Leitura documentária

Resumen

Considerada a etapa que constitui o trabalho intelectual do indexador, o foco nesse ensaio percorre a abordagem da fase inicial do processo de indexação, denominada análise de assunto. Entre as várias denominações que pode alcançar, a análise de assunto atinge sua dimensão aplicada quando observada as normas que embasam o processo de indexação. A disponibilização da informação documentária necessita do desenvolvimento de aportes que auxiliem nos procedimentos de análise, síntese e representação do conteúdo documentário, buscando contribuições tanto para a sedimentação teórica, quanto para fomentar a prática profissional do bibliotecário. Por meio da investigação exploratória bibliográfica, este artigo visa contribuir para a relevância coberta pela análise de assunto, concluindo que existe uma lacuna na utilização da NBR 12676/1992, como também a necessidade de sua atualização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Brisa Pozzi de Sousa, Unirio

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília, Brasil. Professora do Departamento de Esudos e Processos Biblioteconômicos da Universidade federal do estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Mariângela Spotti Lopes Fujita, Unesp campus de Marília

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professora Titular do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília.

Publicado

2014-03-22

Cómo citar

Sousa, B. P. de, & Fujita, M. S. L. (2014). A análise de assunto no processo de indexação: um percurso entre teoria e norma. Informação &Amp; Sociedade, 24(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/16281

Número

Sección

Artigos de Revisão