A UTILIZAÇÃO DAS FONTES INFORMACIONAIS NA REDE PARTICULAR DE ENSINO MÉDIO DE RONDONÓPOLIS-MT
Palabras clave:
Fontes informacionais.Pesquisa na internet. Professores de ensino médio. Bibliotecário.Resumen
Este trabalho é um resultado do grupo de pesquisa Estudos Avançados em Informação[1] e teve como objetivo verificar quais as fontes de informação (impressas e eletrônicas) utilizadas por 28 docentes do ensino médio das escolas particulares de Rondonópolis-MT. Na contextualização apresenta-se a internet como fonte informacional, a importância da pesquisa desde o ensino fundamental ao universitário e o bibliotecário como mediador da informação na web. Os estudos evidenciaram que a maioria dos professores utilizava os mecanismos de busca Google e Yahoo para realizar suas pesquisas. Constatou-se que a fonte impressa mais utilizada foi o jornal local e as fontes eletrônicas foram as revistas especializadas. Concluiu-se que para acessar as fontes de informações os professores pesquisavam diretamente nos mecanismos de busca, e muitos declararam que só aprenderam a pesquisar com muito tempo de experiência.
[1] Na linha de pesquisa Políticas Públicas em Informação para o Estado de Mato Grosso. Curso de Biblioteconomia –UFMT – Campus Rondonópolis.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.