Ações de inclusão digital nas instituições penitenciárias do Brasil e Espanha: um estudo comparado

Autores/as

  • Julio Afonso Sá de Pinho Neto UFPB

Palabras clave:

Inclusão digital. Inclusão social. Sistema prisional. Políticas públicas.

Resumen

Esta comunicação apresenta os resultados de pesquisa que teve como objetivo analisar a experiência do Brasil e da Espanha, no que se refere ao desenvolvimento de projetos de inclusão digital para presidiários. A investigação realizou-se a partir de um estudo de caso comparativo entre um projeto de inclusão digital desenvolvido na Penitenciária Lemos de Brito em Salvador (BA) e outro no Centro Penitenciário de Córdoba (Espanha). Os dados foram analisados e interpretados por meio do método da análise de conteúdo, com o estabelecimento de categorias após a coleta de dados. Como resultado, percebeu-se que os dois projetos estão fundamentados em princípios que privilegiam a educação para a cidadania como finalidade primordial do trabalho de inclusão digital, contudo, não existem, tanto no Brasil como na Espanha, políticas públicas consolidadas nessa área tendo a conquista da cidadania como premissa maior. A realidade brasileira apresenta, ainda, problemas e desafios decorrentes da grave crise vivida pelo sistema prisional que inviabilizam a plena consecução dos objetivos do projeto de inclusão digital analisado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Julio Afonso Sá de Pinho Neto, UFPB

Doutor em Comunicação pela Universidade federal do Rio de Janeiro, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Publicado

2014-09-23

Cómo citar

Pinho Neto, J. A. S. de. (2014). Ações de inclusão digital nas instituições penitenciárias do Brasil e Espanha: um estudo comparado. Informação &Amp; Sociedade, 24(3). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/18237

Número

Sección

Relatos de Experiência