Manutenção de expertise: uma abordagem interdisciplinar baseada em aprendizado, conhecimento e memória organizacionais
Palabras clave:
Gestão do conhecimento, Linguagem organizacional, Recuperação da informação, representação da informação.Resumen
Atuando em ambientes cada vez mais competitivos, as organizações têm adotado a terceirização como alternativa para redução de custos. Tal processo, que envolve o repasse de atividades não essenciais a outras organizações, tornou-se uma prática comum. Entretanto, se adotada indiscriminadamente, a terceirização resulta em perda de expertise e em deficiência na produção de conhecimento pela organização. O presente artigo destaca a necessidade da adoção de práticas que mantenham a identidade da organização, a despeito da terceirização, como forma de garantir sua sobrevivência em longo prazo. A partir da ideia de que as organizações são capazes de aprender, produzir e reter conhecimento apresenta-se um panorama que abrange contribuições da psicologia, da sociologia e da administração. Conclui-se pela necessidade de criação de uma linguagem organizacional como forma de reter conhecimento na organização.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-08-09
Cómo citar
Almeida, M. B., & Porto, R. M. A. B. (2014). Manutenção de expertise: uma abordagem interdisciplinar baseada em aprendizado, conhecimento e memória organizacionais. Informação &Amp; Sociedade, 24(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/18528
Número
Sección
Artigos de Revisão
Licencia
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.