Memórias da comunicação informacional do risco científico: repercussões sociais a partir da cobertura jornalística de grandes acidentes tecnológicos

Autores/as

  • Evelyn Goyannes Dill Orrico UNIRIO
  • Maria da Conceição da Rocha Ferreira UNIRIO

Palabras clave:

Comunicação informacional. Risco Científico. Mídia. Memória - Discurso.

Resumen

O sentimento de medo que grande parcela da sociedade apresenta quanto ao uso da energia atômica é o ponto de partida deste artigo que busca analisar a construção do discurso informacional provocador desse medo. Por intermédio de matérias veiculadas na mídia de ampla circulação, e que constituem o corpus da análise aqui elaborada, observa-se como vem se construindo a informação discursiva sobre os grandes acidentes de causa científico-tecnológica. As décadas de 80/90 foram marcadas pelos acidentes de Chernobyl, no cenário mundial, e do Césio-137 em Goiânia, no Brasil. Este artigo busca refletir, à luz da Análise do Discurso de linha francesa, como se construíram na mídia os efeitos de sentido em torno desses dois acidentes e como tais efeitos repercutem no imaginário da sociedade contemporânea.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Evelyn Goyannes Dill Orrico, UNIRIO

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Maria da Conceição da Rocha Ferreira, UNIRIO

Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense, Brasil. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado

2016-06-08

Cómo citar

Orrico, E. G. D., & Ferreira, M. da C. da R. (2016). Memórias da comunicação informacional do risco científico: repercussões sociais a partir da cobertura jornalística de grandes acidentes tecnológicos. Informação &Amp; Sociedade, 26(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/27477

Número

Sección

Memórias Científicas Originais