Modelos de negócios, bibliotecas e livros digitais

Autores/as

  • Liliana Giusti Serra Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP http://orcid.org/0000-0001-6788-2376
  • José Eduardo Santarém Segundo Universidade de São Paulo, Campus Ribeirão Preto

Palabras clave:

Livro digital, Conteúdo licenciado, Modelos de negócios, Desenvolvimento de coleções.

Resumen

O estudo discute os modelos de negócios para licenciamento de livros digitais por bibliotecas com o objetivo de identificar suas características e possibilidades de aplicação. A partir de revisão de literatura realizada com recorte temporal de 2011 a 2016, são identificados os fornecedores de conteúdo digital para bibliotecas (editores, distribuidores e agregadores) e suas formas de atuação. Os modelos de negócios são apresentados, destacando suas características e implicações para a gestão dos acervos bibliográficos, principalmente no tocante ao desenvolvimento de coleções, onde o processo de licenciamento acarreta em fragilidades como a perda de controle dos títulos presentes nas coleções. Os modelos analisados compreendem as possibilidades de licenciamento perene e transitório, exemplificadas nas formas de contratação por Aquisição perpétua, Assinatura, Aquisição Orientada ao Usuário (DDA), Empréstimo de Curto Prazo (STL) e Seleção Baseada em Evidência (EBS). No âmbito dos modelos transitórios são destacadas as possibilidades de aplicação de aluguel de conteúdos realizados com vistas a atender demandas imediatas dos usuários. O estudo também analisa o licenciamento oferecido a leitores identificado como “Netflix dos livros” e suas possibilidades de utilização. O fracionamento de livros digitais é abordado, com a oferta de capítulos de livros, proporcionando outras possibilidades de aplicação em bibliotecas. Como resultado, espera-se fornecer subsídios aos agentes envolvidos com o livro digital com o intuito de orientação na identificação e seleção dos modelos de negócios adequados às necessidades de instituições e possibilidades de contratação de conteúdo. O estudo conclui que todos os agentes relacionados aos livros digitais devem participar nas propostas, decisões e análises de modalidades de licenciamento, visando alcançar um equilíbrio entre os envolvidos.

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Biografía del autor/a

Liliana Giusti Serra, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo, na Escola de Comunicações e Artes – ECA/USP. Especialista em Gerência de Sistemas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESPSP). Profissional da informação da Prima (SophiA Biblioteca). Experiência nas áreas de automação, gestão de acervos, gerenciamento de documentação eletrônica, bibliotecas e conteúdos digitais.

José Eduardo Santarém Segundo, Universidade de São Paulo, Campus Ribeirão Preto

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP-Marília/SP; docente e coordenador do Curso de Graduação em Ciências da Informação e da Documentação e Biblioteconomia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP); Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília na linha de Informação e Tecnologia. Coordenador do GT8 - Informação e Tecnologia, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). Atua na linha de pesquisa - Ambientes Digitais e Tecnologias Aplicadas a Informação e Comunicação - , com ênfase em Web Semântica, Linked Data, Dados Abertos e Acervos Digitais. Lider do NEWSDA - Núcleo de Estudos em Web Semantica e Dados Abertos. Recebeu o Prêmio de Melhor Tese pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) - Ano 2011. Recebeu também Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses - 2011 (Ciências Sociais Aplicadas)

Publicado

2017-12-24

Cómo citar

Serra, L. G., & Santarém Segundo, J. E. (2017). Modelos de negócios, bibliotecas e livros digitais. Informação &Amp; Sociedade, 27(3). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/31307

Número

Sección

Memórias Científicas Originais