A CULTURA ORGANIZACIONAL INFLUENCIANDO O COMPORTAMENTO DO CAPITAL HUMANO DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA
Resumen
Objetiva-se identificar traços da cultura organizacional presentes nos depoimentos dos clientes internos da Divisão de Serviços aos Usuários (DSU) da Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os depoimentos que subsidiam o estudo foram obtidos no I Seminário de Marketing promovido durante a execução do projeto de pesquisa “Diagnóstico para aplicação de técnicas de marketing da DSU da Biblioteca Central da UFPB”. Nesse evento, o capital humano da DSU discutiu aspectos relativos as atividades inerentes à Divisão. A cultura organizacional pode ser entendida como uma forma tradicional e usual de pensar e trabalhar. É compartilhada em grau variado pelos seus membros, e repassada de uma geração para outra, podendo ser identificada pela resistência às mudanças ocasionada pelos valores, crenças, mitos e tabus que estão enraizados nas organizações. Manifesta-se também através de padrões de comportamento ou estilo organizacional assumido pelas pessoas. Para atingir o objetivo proposto, os depoimentos foram gravados e transcritos, permitindo a aplicação da técnica de análise de discurso. Foi constatado que os valores e as crenças que constituem a cultura organizacional, condicionam e direcionam o comportamento das pessoas e grupos dentro da organização. A análise dos dados obtidos permitiram concluir que os traços culturais identificados na DSU da Biblioteca Central da UFPB exercem influência direta no comportamento do seu capital humano induzindo a uma atitude de resistência a mudançaDescargas
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Publicado
2000-01-30
Cómo citar
Duarte, E. N., Aguiar, A. C. de, Pinheiro, E. G., Carvalho, L. M., & Nogueira, N. (2000). A CULTURA ORGANIZACIONAL INFLUENCIANDO O COMPORTAMENTO DO CAPITAL HUMANO DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA. Informação &Amp; Sociedade, 10(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/333
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Relatos de Pesquisa
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