Uma análise do discurso da dimensão cultural da ISKO

Autores/as

  • Isadora Victorino Evangelista Universidade Estadual Paulista
  • Thiago Henrique Bragato Barros Universidade Federal do Pará
  • João Batista Ernesto de Moraes Universidade Estadual Paulista

Palabras clave:

Organização e Representação do Conhecimento (ORC), Aspectos socioculturais em ORC, International Society for Knowledge Organization, Análise do Discurso

Resumen

Considerando o crescimento das pesquisas sobre as questões culturais em Organização e Representação do Conhecimento (ORC) e a International Society for Knowledge Organization (ISKO) como a instituição mais representativa na divulgação de pesquisas em ORC, questiona-se em que medida os aspectos culturais da área apareceram e foram construídos nos eventos internacionais da referida sociedade. Para tanto, objetiva-se analisar os conceitos relacionados à essa temática por meio dos editoriais publicados nos anais dos eventos realizados. Como metodologia, utilizou-se a Análise do Discurso Foucaultiana estudada por Pêcheux e seu grupo, por se tratar de uma metodologia que possui como característica a ruptura de ideologias e que preza por evidenciar relações entre dominados e dominantes. Foi possível observar que os conceitos culturais foram mencionados apenas no 4º Congresso realizado pela sociedade, em que se refletiu uma preocupação com as questões multiculturais e multilinguísticas. Após esse primeiro momento, essas questões apareceram em subtemas, temas de congressos, mesas-redondas e no último congresso realizado, houve uma dimensão dedicada somente a essas questões. Os resultados permitiram inferir que a tônica sociocultural vem se apresentando e ganhando importante espaço nas últimas pesquisas sobre o campo, demonstrando que não apenas é necessária para o desenvolvimento ético dos processos de organização, mas que também é fundamental que pesquisas nesse sentido se façam cada vez mais presentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isadora Victorino Evangelista, Universidade Estadual Paulista

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista, obteve o título de Mestre em Ciência da Informação na mesma Universidade. Possui interesse de pesquisa em Ética em Organização e Representação do Conhecimento. Atualmente, trabalha como bibliotecária na Universidade Positivo.

Thiago Henrique Bragato Barros, Universidade Federal do Pará

Professor Adjunto na Faculdade de Arquivologia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Pará. Líder do grupo de pesquisa Organização e Representação em Arquivos e Bibliotecas. Pesquisador em grupos de pesquisa da UNESP e UNB. Atualmente é Diretor da Faculdade de Arquivologia (2016-2018). Presidente da Internacional Society for Knowledge Organization- Capítulo Brasileiro (2017-2019). Tem experiência na área de Arquivologia e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagens linguísticas em Ciência da informação, Epistemologia , Representação e Organização da Informação. 

João Batista Ernesto de Moraes, Universidade Estadual Paulista

Livre-Docente em Linguística e Documentação. Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Marília. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Organização da Informação; Análise Documental; Semântica Discursiva e Análise do Discurso. É parecerista "ad hoc" da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da CAPES e do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa "Linguagem, discurso e organização do conhecimento" cadastrado junto ao CNPq.

Publicado

2018-08-28

Cómo citar

Evangelista, I. V., Barros, T. H. B., & Moraes, J. B. E. de. (2018). Uma análise do discurso da dimensão cultural da ISKO. Informação &Amp; Sociedade, 28(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38123

Número

Sección

Artigos de Revisão