A Metacognição nas ações do bibliotecário multiplicador da Competência em Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2021v31n1.53801

Resumo

A metacognição é conceituada como o processo de refletir sobre os próprios pensamentos, nesse sentido ela se apresenta como base para o desenvolvimento de diferentes ações. Relacionando-a ao processo de busca e apropriação da informação, a metacognição pode ser vista como pano de fundo para a competência em informação. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa foi investigar as estratégias metacognitivas utilizadas por bibliotecários e seu impacto no desenvolvimento de ações para a competência em informação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, descritiva, com abordagem qualitativa. A pesquisa de campo contou como uma coleta de dados em forma de grupo de foco, do qual participaram cinco bibliotecárias de diferentes tipos de biblioteca. Após a realização do grupo de foco, os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Entre os principais resultados foi possível identificar que as estratégias metacognitivas estão presentes nas ações desenvolvidas pelos bibliotecários, principalmente estratégias como o planejamento e o monitoramento. É possível concluir que a metacognição possibilita uma consciência e reflexão dos bibliotecários em torno dos processos de ensinar e aprender, o que auxilia no desenvolvimento de ações voltadas para a formação de sujeitos no contexto da competência em informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Maria Mendes Miranda, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação e Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL).

Adriana Rosecler Alcará, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL).

Publicado

2021-03-29

Como Citar

Miranda, A. M. M., & Alcará, A. R. (2021). A Metacognição nas ações do bibliotecário multiplicador da Competência em Informação . Informação &Amp; Sociedade, 31, 1–25. https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2021v31n1.53801

Edição

Seção

Artigos de Revisão