As Facetas da experiência do usuário aplicadas em banners de cookies

Autores/as

  • Dayane Oliveira Martins Universidade Estadual Paulista
  • Cecilio Merlotti Rodas Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Ricardo César Gonçalves Sant'Ana Universidade Estadual Paulista

Palabras clave:

Cookies, facetas da experiência do usuário, banners de cookies

Resumen

Uma das ferramentas utilizadas para coletar dados, inclusive pessoais, de usuários de sítios eletrônicos são os chamados cookies, cuja finalidade é (ou deveria ser) apresentada aos usuários por meio dos chamados banners de cookies. A ausência de efetiva transparência por parte dos detentores de sítios eletrônicos impede que os usuários tenham informações claras, precisas e facilmente acessíveis acerca das operações de tratamentos realizadas com os dados coletados por meio dos cookies, gerando assimetria informacional, objeto de estudo da Ciência da Informação. Técnicas de experiência do usuário, como as facetas de experiência do usuário de Morville, devem ser aplicadas, visando a diminuição da assimetria informacional.  O presente trabalho busca demonstrar como as facetas da experiência do usuário, preconizadas por Morville (2004), podem ser aplicadas na construção de banners de cookies. Além disso, o presente trabalho também investigou o nível de aderência às facetas de experiência do usuário de Morville, pelos 10 (dez) sítios eletrônicos mais acessados no Brasil, em 2022. Para tanto, a presente pesquisa utilizou-se de uma análise qualitativa de caráter bibliográfico, bem como buscou quais eram os sítios eletrônicos mais acessados no Brasil, avaliando: i. a presença de banners de cookies; ii. o nível de aderência das facetas de experiência do usuário em total, parcial e nulo. Dos 10 (dez) sítios avaliados, 3 (três) possuem banners de cookies, sendo que 1 (um) possui banner de primeiro e segundo níveis, demonstrando a necessidade de aplicação dos banners de cookies em sítios eletrônicos.

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Biografía del autor/a

Dayane Oliveira Martins, Universidade Estadual Paulista

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista.

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás

Cecilio Merlotti Rodas , Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – UNESP Marília – SP.

Ricardo César Gonçalves Sant'Ana, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – UNESP Marília – SP.

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Publicado

2024-08-22

Cómo citar

Oliveira Martins, D., Merlotti Rodas , C. ., & Gonçalves Sant’Ana, R. C. (2024). As Facetas da experiência do usuário aplicadas em banners de cookies. Informação &Amp; Sociedade, 33. Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/67051

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Sección

Artigos de Revisão