O USUÁRIO REMOTO DE UMA BIBLIOTECA ACADÊMICA NA ÁREA DE SAÚDE PÚBLICA
Resumen
Os avanços tecnológicos trouxeram para as bibliotecas o desafio de atender às necessidades de informação de um novo tipo de usuário - o usuário remoto. O objetivo deste artigo é verificar quem é o usuário que se comunica com a biblioteca acadêmica através da Internet, quais as suas necessidades de informação e demanda temática. Foram analisadas 751 mensagens eletrônicas enviadas à Biblioteca/CIR da Faculdade de Saúde Pública, no período de agosto de 1999 a agosto de 2001. Dentre os resultados obtidos os principais são: a grande maioria dos usuários remotos da Biblioteca está no Brasil (97,3%), com o Estado de São Paulo (42,6%) e a cidade de São Paulo (26,7%) predominando nas solicitações. Quanto à categoria, a área acadêmica deteve a maior demanda dos serviços remotos, com 28,8% dos usuários se identificando como "estudantes" e 5% como "professores". Quanto ao tipo de demanda, a busca temática liderou a quantidade de pedidos com 47,5%, seguido das questões básicas de referência (32%) e de solicitação de serviços de comutação bibliográfica (20,5%). Os principais assuntos solicitados foram os ligados à área de saúde pública, como esperado, que de acordo com o DeCS - Descritores em Ciências da Saúde da BIREME pertencem à categoria SP - Saúde Pública, com 58,6%. Excetuando a área de saúde pública, houve demanda para outras categorias, com menor percentual, destacando-se a categoria C (Doenças), com 14,6%. Considerou-se que serviços de referência via Internet tendem a crescer nas bibliotecas, principalmente nas acadêmicas e que as bibliotecas devem investir esforços em adequá-los às necessidades específicas de sua comunidade. A disponibilização de um FAQ "Frequently Asked Questions" no web site da biblioteca pode contribuir para atender às questões mais simples. Devem ser consideradas como importantes a especialização do bibliotecário na área e a integração da biblioteca com especialistas e instituições congêneres como melhor forma de atender às questões mais complexas demandadas no atendimento do usuário remoto de uma biblioteca acadêmica.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2003-06-30
Cómo citar
Cuenca, A. M. B., Alvarez, M. do C. A., Ferraz, M. L. E. de F., & Garbin, V. L. (2003). O USUÁRIO REMOTO DE UMA BIBLIOTECA ACADÊMICA NA ÁREA DE SAÚDE PÚBLICA. Informação &Amp; Sociedade, 13(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/92
Número
Sección
Relatos de Pesquisa
Licencia
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.