Um olhar discursivo nas capas de livros: diálogos entre as imagens e as palavras em “Dom Casmurro”

Autores

  • Pedro Ivo Silveira Andretta
  • Nádea Regina Gaspar

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Análise do discurso, Literatura brasileira, Dom Casmurro, Capas

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender as linguagens presentes em uma coleção de capas de um romance narrativo e o modo como elas retratam o conteúdo da obra, com vista ao processo de análise de textos literários. Recorre-se, para tanto, à teoria arqueológica de Michel Foucault em seus conceitos de “enunciado” e “formação discursiva” presentes no livro “A Arqueologia do saber”, os quais foram aplicados na obra “Dom Casmurro” de Machado de Assis. Demonstra-se, como resultado, dois enunciados: “A cidade do Rio de Janeiro no século XIX” e “A traição e o adultério feminino”, que constituíram a formação discursiva: “A traição e o adultério feminino no Rio de Janeiro do século XIX”. Foi observado ao final, que a teoria discursiva poderia colaborar na prática de análise de textos narrativos literários, abrindo mais uma possibilidade de estudos, dentre as existentes, também no campo da Ciência da Informação.

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Publicado

2012-07-24

Como Citar

Andretta, P. I. S., & Gaspar, N. R. (2012). Um olhar discursivo nas capas de livros: diálogos entre as imagens e as palavras em “Dom Casmurro”. Informação &Amp; Sociedade, 22(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/10419

Edição

Seção

Memórias Científicas Originais