A construção de indicadores sociais aptos a medir a inclusão digital no Brasil

Autores

  • Marina Cajaíba da Silva Horta Escola de Ciência da Informação da UFMG https://orcid.org/0000-0001-6572-1026
  • Marlene Oliveira Escola de Ciência da Informação da UFMG

Palavras-chave:

Inclusão digital-Brasil, Indicadores sociais, Políticas públicas de informação

Resumo

A atual sociedade pós-moderna explicita significativas alterações ocorridas nas últimas décadas nos níveis político, econômico tecnológico e cultural, bem como as influências geradas no meio social por todas essas mudanças, inclusive no que diz respeito à inclusão digital. As políticas públicas voltadas para esta temática, por exemplo, fazem parte das políticas sociais, mas, sozinhas, não são suficientes para diminuir as disparidades existentes. A ausência de parâmetros aptos a desencadear ações sociais concretas compromete o desenvolvimento social e a possibilidade de se modificar estruturas de marginalidade que apenas se multiplicam com o agravamento das situações de exclusão. Para melhor compreensão sobre o alcance concreto de tais iniciativas de inclusão deve-se criar indicadores sociais que possam monitorar o objeto informação na perspectiva de transformação social e apropriação do conhecimento pelos usuários das ações de inclusão digital. Propõe-se, para análise e aperfeiçoamento, um modelo para a construção desses indicadores.

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Biografia do Autor

Marina Cajaíba da Silva Horta, Escola de Ciência da Informação da UFMG

Professora Adjunta do Departamento de Organização e Tratamento da Informação na Escola de Ciência da Informação da UFMG. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Marlene Oliveira, Escola de Ciência da Informação da UFMG

Professora Associada II do Departamento de Organização e Tratamento da Informação na Escola de Ciência da Informação da UFMG. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília.

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Publicado

2019-09-30

Como Citar

Horta, M. C. da S., & Oliveira, M. (2019). A construção de indicadores sociais aptos a medir a inclusão digital no Brasil. Informação &Amp; Sociedade, 29(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/47201

Edição

Seção

Artigos de Revisão