Sentidos e contextos de troca de saberes entre o Brasil e a Guiné-Bissau
DOI:
https://doi.org/10.23179/g&a.v5i1.31380Palavras-chave:
Sistema educacional de Guiné-Bissau. Projeto Africanidade. Formação docente. Educação a Distância.Resumo
A pesquisa teve como objetivo, sistematizar dados sobre a educação na Guiné-Bissau, através do estudo da sua evolução no período entre 1974 e 2012, e a contribuição do Brasil nesse contexto. Foram consideradas, nesse processo, variáveis que expressaram suas condições históricas, socioeconômicas, políticas e educacionais bem como seus reflexos no desenvolvimento do país. Analisou-se, também, o impacto do projeto brasileiro denominado “Africanidade”, na formação docente do país. Para a construção da análise, foi utilizada a abordagem exploratória de documentos e a pesquisa exposta-facto, uma vez que a investigação levantou as relações de causa e de efeito entre diversos fatos e fenômenos. Para compreender a importância do Projeto Africanidade foram aplicados questionários a alunos, professores e mediadores do referido projeto, com intuito de verificar sua contribuição para a melhoria do sistema educacional guineense. Os dados sistematizados contribuiu para suprir as deficiências históricas de literatura sobre a situação educacional do país.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
08-11-2016
Como Citar
Correia, H. H., & Brennand, E. G. de G. (2016). Sentidos e contextos de troca de saberes entre o Brasil e a Guiné-Bissau. Gestão &Amp; Aprendizagem, 5(1). https://doi.org/10.23179/g&a.v5i1.31380
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade do periódico Gestão & Aprendizagem do Programa de Pós-graduação Gestão em Organizações Aprendentes sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.