DA PROMOÇÃO DE COLETIVOS INTELIGENTES PELAS VIAS ÉTICO-DISCURSIVAS DE APRENDIZAGENS COOPERATIVAS FUNDADAS NA RAZÃO COMUNICATIVA
Resumo
Este estudo assume como objeto o projeto formativo de coletivos inteligentes nas redes interativas do ciberespaço. Parte do pressuposto de que vivemos um inédito momento antropológico no tocante ao desenvolvimento de aparatos técnicos informacionais e comunicacionais e de que, em contrapartida, carece-nos desenvolver competências ético-discursivas para que nossas interações comunicativas se efetivem dialogicamente, possibilitando aprendizagens cooperativas. À luz epistêmica dos conceitos de inteligência coletiva (Pierre Lévy) e razão comunicativa (Jürgen Habermas), desvelamos a possibilidade da transformação das comunidades/redes aprendentes do ciberespaço em comunidades ideais de comunicação. O estudo aponta, assim, que motivados pelos pressupostos habermasianos da racionalidade comunicativa (e seus imperativos ético-discursivos), os sujeitos podem aproveitar o design interativo das redes ciberespaciais para aprender cooperativamente a partir dos saberes e competências que colocam virtualmente em sinergia enquanto interagentes cibernéticos. Conclui que, comunicativamente competentes e guiados pelos princípios habermasianos da ética discursiva, os interagentes das diversas comunidades virtuais que enredam o ciberespaço podem transformá-lo num grande e propício ambiente de promoção da inteligência coletiva.
Palavras-chave: Aprendizagem cooperativa; Ética do discurso; Inteligência coletiva; Razão comunicativa.