A CIDADE, O BAIRRO E O CONJUNTO HABITACIONAL: O CASO DO COHAB DO PARQUE LAGO EM FORMOSA-GO

Autores

  • Rodrigo Capelle Suess Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2019v13n2.35430

Palavras-chave:

Simbolismo, Mundo vivido, Bairro, Residencial popular, Formosa-GO.

Resumo

O Cohab do Parque Lago é uma repartição do espaço urbano do município de Formosa, com isto, o mesmo se insere na perspectiva da cidade, do bairro e do próprio arcabouço ideológico que envolve a criação de residenciais populares no Brasil. O Cohab, embora planejado, surgiu em um bairro criado por meio de ocupações irregulares que já havia vários problemas de ordem social e estrutural. O mesmo chama atenção por ser o maior residencial popular de Formosa-GO e também concentrar em seu espaço pessoas que vieram de diferentes bairros da cidade e/ou de outros municípios da Ride. Isso levou ao estudo dos significados construídos por esses morados nesse recorte espacial. Sendo assim, este artigo tem como objetivo conhecer o contexto histórico e espacial do Conjunto Habitacional do Parque Lago em Formosa-GO por meio da perspectiva da cidade, do bairro, do conjunto habitacional e das relações simbólicas construídas pelos seus moradores. A investigação se vale de pesquisa bibliográfica e documental, além da síntese dos resultados encontrados a partir de entrevistas/conversas informais realizadas com morados em 2014. Nota-se que as construções simbólicas espaciais são diversas e englobam a experiência, a ambiguidade, a ambivalência e como cada pessoa percebe o espaço vivido, sendo assim, permeada por subjetividades. Pode-se mencionar ainda uma gama de sentidos topofilicos e topofóbicos, mesmo para aqueles que moram na mesma casa. Ao lado disso, observa-se que a qualidade dos serviços públicos também influencia nos significados construídos pelos moradores, apesar de uns se importarem mais e outros menos.

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Biografia do Autor

Rodrigo Capelle Suess, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF

Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Mestre em Geografia na Universidade de Brasília - UnB. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Faz parte do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia (GEAF-UnB). Linhas de pesquisa de interesse: Estudo do conceito de Lugar; Geografia Humanista Cultural; Geografia, Música e Literatura; Geografia humanista e ensino de Geografia; Escola, cotidiano e espaço; Geografia Urbana, simbolismo e lugar.

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Publicado

2019-12-28

Edição

Seção

Artigos