AS INTERCONEXÕES ENTRE A GESTÃO DA INFORMAÇÃO E A GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA O GERENCIAMENTO DOS FLUXOS INFORMACIONAIS

  • Cássia Dias Santos Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Marta Lígia Pomim Valentim Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Palavras-chave: Fluxos de Informação, Fluxos Informacionais, Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Ambientes Organizacionais.

Resumo

Aborda as interconexões entre a gestão da informação e a gestão do conhecimento para o gerenciamento dos fluxos informacionais. A partir de uma revisão de literatura de modo a obter um embasamento que permita aclarar essa questão. Apresenta as peculiaridades que envolvem a gestão dos fluxos formais [gestão da informação] e dos fluxos informais [gestão do conhecimento], bem como os fatores que propiciam uma melhor compreensão no que tange ao foco da gestão da informação e da gestão do conhecimento. O gerenciamento eficiente dos fluxos informacionais demanda a necessidade de se implantar a gestão da informação e do conhecimento para sua real efetividade. Evidencia-se que esses dois modos de gestão se inter-relacionam de tal forma que, na ausência de uma a outra é afetada, repercutindo diretamente na gestão dos fluxos de informação e, assim, na capacidade de a organização gerar conhecimento e tomar decisões com diferencial competitivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Dias Santos, Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Campus Marília (Unesp/Marília).
Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Profa. Dra. do Programa do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Campus Marília (Unesp/Marília).
Publicado
2014-08-02
Como Citar
Santos, C. D., & Valentim, M. L. P. (2014). AS INTERCONEXÕES ENTRE A GESTÃO DA INFORMAÇÃO E A GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA O GERENCIAMENTO DOS FLUXOS INFORMACIONAIS. Perspectivas Em Gestão & Conhecimento, 4(2), 19-33. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/17897
Seção
Artigos de Revisão | Review Articles