A PESQUISA-AÇÃO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Metodologia da pesquisa, Pesquisa-ação.

Resumo

As perspectivas conceituais e identitária da Ciência da Informação são plurais, bem como são os problemas que busca resolver e os métodos utilizados para tal. Com base nos pressupostos teóricos de Wersig, Nevelling, Saracevic, Borko, Cronin, Souza, Silva e Freire, acerca da origem, definição e natureza da Ciência da Informação, o presente estudo teve por objetivo evidenciar a pesquisa-ação como ferramenta metodológica viável para o desenvolvimento de pesquisas qualitativas. Parte da premissa que este campo científico necessita de mais pesquisas que aliem a teoria com a prática, oportunizando soluções e modelos intervencionistas para resolução dos problemas coletivos ou sociais. A metodologia da pesquisa-ação vem sendo objeto de estudos e discussões no Grupo de Pesquisa sobre Gestão de Projetos em Educação, Ciência, Informação e Tecnologia no Instituto Federal da Paraíba, e em nível de Doutorado, numa pesquisa de Tese em Ciência da Informação, desenvolvida na Universidade Federal da Paraíba, de onde a presente investigação se originou. Quantos aos procedimentos metodológicos, caracteriza-se como um estudo teórico reflexivo e propositivo, de natureza qualitativa e abordagem interpretativista, que utilizou as técnicas de pesquisa bibliográfica e análise documental. Foram identificados 29 artigos pertinentes à temática, publicados nacionalmente na Ciência da Informação, no período de 2001 a 2018. O estudo aponta como resultado a possibilidade de uso da pesquisa-ação em estudos com propósitos diversificados na Ciência da Informação, a exemplo da elaboração de tesauros, tutoriais, modelos, políticas de desenvolvimento de coleções, programas de competências em informação e políticas de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jobson Louis Santos de Almeida, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

Doutorando em Ciência da Informação no PPGCI/UFPB. Mestre em Gestão nas Organizações Aprendentes pela UFPB. Bibliotecário no IFPB Campus João Pessoa. Professor Substituto na UFPB.

Valmira Perucchi, Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Bibliotecária no IFPB Campus João Pessoa.

Gustavo Henrique de Araújo Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Ciência da Informação pela UFRJ. Professor Associado do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG), na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Paraiba (UFPB).

Downloads

Publicado

31-12-2019

Como Citar

Almeida, J. L. S. de, Perucchi, V., & Freire, G. H. de A. (2019). A PESQUISA-AÇÃO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 9(3), 130–146. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/47092

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles