Aprendizagem organizacional como aliada nos processos criativos: estudo de caso da Brivia Dez Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2024v14n3.66243Resumo
Este artigo tem como tema a aprendizagem organizacional em agências de comunicação. O objetivo é identificar a contribuição da aprendizagem organizacional nos processos criativos da Brivia Dez Comunicação. Entende-se que a aprendizagem organizacional beneficia os processos criativos das agências de comunicação e que a criatividade deve ocorrer de maneira satisfatória na rotina desses profissionais. A partir disso, realizou-se uma pesquisa descritiva, qualitativa com entrevista em profundidade em 2021, totalizando seis profissionais das áreas criativas da agência. Como resultado identificou-se que existe uma aprendizagem organizacional na agência. E, que a agência se preocupa e incentiva a disseminação de conhecimento, mas essa ocorre de maneira frágil especificamente nos times criativos, ao mostrar que fatores como diferenças na formação das tribos, nos líderes, perfil de cliente e fluxo de trabalho podem ser pontos de atenção a serem observados pela agência para garantir uma fluidez e eficácia. Também foi possível validar as informações da fundamentação teórica que evidencia que somente a intenção de gerar uma aprendizagem organizacional não é suficiente, sendo importante respeitar os fatores e processos gerando uma prática contínua e satisfatória.
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