Aprendizagem organizacional como aliada nos processos criativos: estudo de caso da Brivia Dez Comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2024v14n3.66243

Resumo

Este artigo tem como tema a aprendizagem organizacional em agências de comunicação. O objetivo é identificar a contribuição da aprendizagem organizacional nos processos criativos da Brivia Dez Comunicação. Entende-se que a aprendizagem organizacional beneficia os processos criativos das agências de comunicação e que a criatividade deve ocorrer de maneira satisfatória na rotina desses profissionais. A partir disso, realizou-se uma pesquisa descritiva, qualitativa com entrevista em profundidade em 2021, totalizando seis profissionais das áreas criativas da agência. Como resultado identificou-se que existe uma aprendizagem organizacional na agência. E, que a agência se preocupa e incentiva a disseminação de conhecimento, mas essa ocorre de maneira frágil especificamente nos times criativos, ao mostrar que fatores como diferenças na formação das tribos, nos líderes, perfil de cliente e fluxo de trabalho podem ser pontos de atenção a serem observados pela agência para garantir uma fluidez e eficácia. Também foi possível validar as informações da fundamentação teórica que evidencia que somente a intenção de gerar uma aprendizagem organizacional não é suficiente, sendo importante respeitar os fatores e processos gerando uma prática contínua e satisfatória.

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Biografia do Autor

Dusan Schreiber, Universidade Feevale

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Professor da Universidade Feevale, Brasil.

Patrícia Cristiane Fender Silveira, Universidade Feevale

Mestra em Indústria Criativa pela Universidade Feevale, Brasil.

Serje Schmidt, Universidade Feevale

Doutor em Administração pela Unisinos, Brasil. Professor da Universidade Feevale, Brasil.

Luciane Pereira Viana, Universidade Feevale

Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale, Brasil.

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Publicado

26-12-2024

Como Citar

Schreiber, D., Silveira, P. C. F., Schmidt, S. ., & Viana, L. P. (2024). Aprendizagem organizacional como aliada nos processos criativos: estudo de caso da Brivia Dez Comunicação. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 14(3), 2–19. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2024v14n3.66243

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles