Relações de poder destituem o poder da verdade?<a href="http://dx.doi.org/10.7443/problemata.v4i1.13810"><i> <b>[doi: 10.7443/problemata.v4i1.13810]</i><b></a>
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v4i1.13810Palavras-chave:
moral, ideologia, poder, verdade, destituirResumo
O propósito fundamental desse artigo é mostrar que relações de poder não se opõem à verdade; que relações de poder não podem “cegar”, “perturbar”, “impedir” ou até “mascarar” qualquer possibilidade de evidência. Para isso, em um primeiro momento, estabelecemos a diferença entre moral, ideologia e poder. Em seguida, investigamos a relação entre verdade e moral e, depois, entre verdade e ideologia. Somente então passamos à relação entre verdade e poder. Concluímos com uma suspeita: as relações de poder não destituem, mas sim parecem temer o poder da verdade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
13-04-2013
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).