A HERMENÊUTICA FILOSÓFICA É FILOSOFIA PRÁTICA?
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v8i3.33782Palavras-chave:
hermenêutica, filosofia prática, aplicação, ser útilResumo
O objetivo geral é apresentar algumas boas razões para se contrapor ao projeto de Gadamer de considerar a hermenêutica uma filosofia prática. Para tanto, o ensaio primeiro procura mostrar quais razões Gadamer apresenta para caracterizar assim a hermenêutica. Então, o passo seguinte é demonstrar a insuficiência de tais razões, sobretudo, porque a hermenêutica se recusa a fazer o que cabe a uma filosofia prática: ser útil a alguém. Por fim, são apresentadas três pressuposições da perspectiva de Gadamer às quais podem ser contrapostos três posicionamentos críticos.Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. 4. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
______. Ética eudemia. 1. reimpr. Madrid: Alianza Editorial, 2009.
BACK, Rainri. Distanciamento teórico e engajamento prático: acerca da unidade entre atitude teórica e atitude prática a partir de um problema oriundo da hermenêutica filosófica. 2013. 303 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
GADAMER, Hans-Georg. A razão na época da ciência. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1983.
______. Verdade e método I: traços fundamentais de uma her-menêutica filosófica. 5. ed. rev. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Universitária São Francisco, 2003.
______. Verdade e método II: complementos e índice. 2. ed. Pe-trópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Universitária São Francisco, 2004.
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. parte I. 12. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2002.
KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Lisboa: Edições 70, 1995.
MAGALHÃES, Viviane. Hermenêutica filosófica como filoso-fia prática. Ekstasis: revista de hermenêutica e fenomenologia, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 38-52, jan./jun. 2015.
REALE, Giovanni. História da filosofia antiga. v. II. 1. reimpr. São Paulo: Edições Loyola, 1997.
SCHLEIERMACHER, Friedrich. Hermenêutica: arte e técnica de interpretação. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
SILVANO, Gustavo. Gadamer e a leitura heideggeriana de Aristóteles. Peri: Revista de Filosofia, Santa Catarina, v. 6, n. 1, p. 118-125, jan./jun. 2014.
STEIN, Ernildo. É a hermenêutica filosófica filosofia? Filosofia UNISINOS. v. 3. n. 4. Rio Grande do Sul, jan/jun, 2002, p. 65-85.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).