O MATERIALISMO HISTÓRICO REVISADO. HABERMAS APÓS MARX
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v8i2.32453Palavras-chave:
Cosmopolitismo, Kant, Habermas, Estado, Política.Resumo
Materialismo Histórico é revisado a partir de uma radicalização da interdisciplinaridade da Escola de Frankfurt. Habermas repensa o materialismo histórico a partir de uma leitura quase transcendental da linguagem e assim interpondo trabalho e interação como condições elementares no processo de socialização.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Luiz Bernardo Leite. Religião e modernidade em Habermas. São Paulo: Loyola, 1996.
HABERMAS, Jürgen.. Teoria de la acción comunicativa I. Racionalidad de la accíon y racionalización social. Madrid: Taurus, 1987.
______. Teoría de la acción comunitativa: complementos y estudios previos. Madrid: Catedra, 1989.
______. Para a reconstrução do materialismo histórico. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.
KESSELRING, Thomas. Jean Piaget: um diálogo in: Jürgen Habermas: 70 anos. Revista Tempo Brasileiro, n. 70, Julho-Setembro (1999): 75-88, particularmente o quadro apresentado na página 75.
McCARTHY, T. La teoría crítica de Jürgen Habermas, Madrid: Tecnos, 1992.
SOUZA, Jessé. Patologias da modernidade: um diálogo entre Habermas e Weber. São Paulo: Annablume, 1997.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).