PROSPECTOS DA SUSTENTABILIDADE E DA DEMOCRACIA NA VISÃO DE AMARTYA SEN:

RELAÇÃO COM POLÍTICAS PÚBLICAS E PROJETOS SOCIAIS

Autores

  • Marlon André Kamphorst IMED - Faculdade Meridional
  • Neuro José Zambam

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v10i3.49153

Palavras-chave:

Democracia, Sustentabilidade, Políticas públicas, Projetos sociais, Amartya Sen

Resumo

Esta reflexão visa investigar a atuação social e a sustentabilidade alicerçados na democracia. Os limites democráticos devem determinar-se à luz dos propósitos que os delimitam, e para tanto, é preciso uma integração sistêmica do homem no que se refere às suas relações sociais, políticas, econômicas e com o meio ambiente, para que a liberdade e a subjetividade sejam preservadas. A partir do pensamento de Amartya Sen essa reflexão propaga a necessária valoração das condições do ser humano como sujeito de direitos e de capacidades na sociedade democrática, promovendo a sustentabilidade social e ecológica como novo modelo de inserção do homem no mundo natural. Utilizando o projeto Transformação em Arte como modelo empírico de construção da teoria Seniana na pratica social no sentido de desenvolver de forma progressiva a aplicação de políticas públicas que promovam e desenvolvam os projetos sociais como forma de diminuir as desigualdades, a pobreza e a condição de não agente. Desse modo, valorar vetores sociais como fraternidade e a solidariedade que, respeitados efetivamente, demonstram que é possível viver a democracia com uma visão sustentável, em uma democracia que não exclua o sujeito porque possui singularidades, mas que reconheça seus valores, sua responsabilidade e aflore os sentimentos, as possibilidades e liberdades de agir em busca da interação social e com a natureza, como sujeito de direitos a serem preservados para esta e também para as futuras gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neuro José Zambam

Pos doutorando em Filosofia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Doutor em Filosofia pela PUCRS. Professor do Programa de Pós-graduação em Direito da Faculdade Meridional - IMED – Mestrado. Professor do Curso de Direito (graduação e especialização) da Faculdade Meridional – IMED de Passo Fundo. Membro do Grupo de Trabalho, Ética e cidadania da ANPOF (Associação Nacional dos Programas de Pós Graduação em Filosofia). Pesquisador da Faculdade Meridional. Coordenador do Grupo de Pesquisa: Multiculturalismo, minorias, espaço público e sustentabilidade. Líder do Grupo de Estudo, Multiculturalismo e pluralismo jurídico.

Referências

AB’SÁBER, A. N. Bases para o estudo dos ecossistemas da Amazônia brasileira. Estudos Avançados, São Paulo, v. 16, n° 45, p. 7-30, 2004. [Texto publicado originalmente em inglês em FREITAS, M. L. D. Amazonia – Heaven of a New World, Rio de Janeiro: Campus, 1998.

BAUMAN, Zygmunt, 1925- Globalização: as consequências humanas/Zygmunt Bauman;tradução Marcus Penchel. — Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. 2. ed. Tradução Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
BOBBIO, Norberto. Estado, governo e sociedade: para uma teoria geral da política. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
CANOTILHO,Jose Joaquim Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição - Brochura - 7º Edição. São Paulo, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1993.

LEFF, E. Epistemologia ambiental. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
LÉVINAS, Emmanuel. Totalidade e infinito. Tradução de José Pinto Ribeiro. Lisboa: Edições 70, 2000.
MAFFESOLI, Michel. A transfiguração do político: a tribalização do mundo. Tradução de Juremir Machado da Silva. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2005.
MORIN, Edgar. O método 6: ética. Tradução de Juremir Machado Silva. Porto Alegre, Sulina, 2005.
NUSSBAUM, Martha Crear Capacidades: propuestas para el desarrollo humano (1ª edición) Editorial Paidós, Barcelona.
OHLWEILER, Leonel Pires. Políticas públicas e controle jurisdicional: uma análise hermenêutica à luz do estado democrático de direito. In: SARLET, Ingo Wolfgang; TIMM, Luciano Benetti (Org.). Direitos fundamentais: orçamento e “reserva do possível”. 2. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010.
PIRES, Cecília. Democracia contemporânea: quais impasses? In. AZAMBUJA, Celso Candido de; HELFER, Inácio. Política e liberdade no século XXI. Nova Petrópolis:Nova Harmonia, 2011.
POCHMANN, M. Desenvolvimento, trabalho e solidariedade. São Paulo: Cortez, 2003.
REGO, W. L.; PINZANI, A.. Vozes do Bolsa Família: autonomia, dinheiro e cidadania. 2013. Unesp, São Paulo
SÁNCHEZ, David. Encantos e desencantos dos Direitos Humanos: Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2014.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Tradução: Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das letras, 2000.
_______. A Ideia de justiça. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Os novos movimentos sociais, in Leher, Roberto e Setúbal, Mariana, Pensamento crítico e movimentos sociais. São Paulo: Cortez, 2005.
ZAMBAM, Neuro. Amartya Sen: justiça, liberdade e desenvolvimento sustentável. Passo Fundo: Imed, 2012.
ZAMBAM, Neuro KUJAWA, Henrique A. As políticas públicas em Amartya Sen: condição de agente e liberdade social.Revista Brasileira de Direito 2017, 60-85.

Downloads

Publicado

27-11-2019