A FÁBULA DE HIGINO E O CORPO PRÓPRIO EM MERLEAU-PONTY:
OSCILAÇÕES ENTRE SAÚDE FUNCIONAL E SAÚDE CRIATIVA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v14i3.66147Palavras-chave:
Corpo próprio, Cuidar, Saúde, Higino, Merleau-PontyResumo
Nosso objetivo é pensar o problema do cuidar a partir de reflexões que relacionam a fábula de Higino à noção de corpo próprio em Merleau-Ponty. Com base nessas reflexões, propomos pensar a saúde num campo de oscilações entre saúde funcional e saúde criativa. Esse texto foi escrito para fazer parte do dossiê da Revista Problemata em homenagem ao Dr. Edmilson Alves Azevedo, professor aposentado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal da Paraíba. Tive a oportunidade de ser seu aluno no mestrado em filosofia da referida universidade e depois fui colega de trabalho dele no momento em que fomos juntos professores do mesmo programa. Espero que minhas reflexões, seguindo os passos de uma escrita ensaística, possam ser inspiradoras para se pensar o cuidar e a saúde à luz de Merleau-Ponty. Dedico esse texto ao professor Edmilson Alves Azevedo que, insistentemente, situava a prática do filosofar no contexto do pensar criativo para além das repetições academicistas.
Downloads
Referências
BOFF, Leonardo. Saber Cuidar: ética do humano-compaixão pela Terra. Petrópolis: Vozes, 1999.
CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. O distante-próximo e o próximo-distante: corpo e percepção na filosofia de Merleau-Ponty. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010.
CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário Etimológico Nova Fronteira da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1991.
FOUCAULT, Michel. Hermenêutica do sujeito. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Petrópolis: Vozes, 2002.
JONAS, Hans. O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para uma civilização tecnológica. Rio de Janeiro: PUC Rio, 2006.
LÉVINAS, Emmanuel. Totalidade e infinito: ensaio sobre a exterioridade. Lisboa: Edições 70, 1980.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Phénoménologie de la Perception (1945). Paris: Gallimard, 1992.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Le visible et l’invisible (1964). Paris: Gallimard, 1991.
MONTAIGNE, Michel de. Os Ensaios. São Paulo: Nova Cultura, 1991.
NASCENTES, Antenor. Dicionário Etimológico resumido. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro,1966.
WINNICOTT, Donald Woods. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
WINNICOTT, Donald Woods. A criança e seu mundo. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1982.
WINNICOTT, Donald Woods. Tudo começa em casa. São Paulo: Martins fontes, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Iraquitan de Oliveira Caminha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).