NOMES EM –NTE: RECATEGORIZAÇÃO DO PARTICÍPIO PRESENTE E FLUIDEZ CATEGORIAL

Autores

Palavras-chave:

Nomes em –nte, Recategorização, Flutuação categorial, Linguística Funcional Centrada no Uso

Resumo

Analisamos, neste artigo, o uso de nomes em –nte, instâncias da construção [[X]Vnte]N, cuja origem é o particípio presente latino. Objetivamos discutir a recategorização do particípio presente em nome e a flutuação categorial que os nomes em –nte apresentam entre as categorias de substantivo e adjetivo, considerando propriedades formais e funcionais desses nomes bem como motivações e mecanismos envolvidos nesses processos.  Fundamentamo-nos na Linguística Funcional Centrada no Uso (FURTADO DA CUNHA; BISPO, 2013). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com suporte quantitativo, e descritivo-explicativa quanto a seus objetivos. Os dados são oriundos de amostras do português escrito entre os séculos XIII e XX, o que evidencia o viés diacrônico da pesquisa.  A recategorização do particípio presente foi um processo de mudança multidirecional que se deu ainda no latim possivelmente pela perda de traços da categoria de particípio, pela mudança de paradigma do sufixo –nte e pela exaptação do particípio presente. A flutuação categorial exibida entre os nomes em –nte é motivada pela contiguidade das categorias de substantivo e adjetivo, o que implica um mapeamento metonímico.  A neoanálise é o principal mecanismo de mudança envolvido nos dois casos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando da Silva Cordeiro, UFERSA

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor de
Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. E-mail: fernando.cordeiro@ufersa.edu.br.

Edvaldo Balduíno Bispo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Estudos da Linguagem. Professor Associado do Departamento de Letras e do Programa de Pósgraduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E-mail: edvaldo.bispo@ufrn.br.

Downloads

Publicado

2022-08-01

Como Citar

da Silva Cordeiro, F., & Balduíno Bispo, E. (2022). NOMES EM –NTE: RECATEGORIZAÇÃO DO PARTICÍPIO PRESENTE E FLUIDEZ CATEGORIAL. PROLÍNGUA, 17(1), 14–29. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/62310