A VARIAÇÃO DO FONEMA /R/ RETROFLEXO NAS CIDADES DE ITAGUARA (MG) E ITAÚNA (MG) SOB A PERSPECTIVA DE SPOLSKY

Autores

Palavras-chave:

Política linguística. Spolsky. Itaguara (MG). Itaúna (MG). /R/ retroflexo.

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever as variações do fonema /R/ retroflexo nas cidades de Itaguara e Itaúna, ambas localizadas na região centro-oeste do estado de Minas Gerais, Brasil. Como arcabouço teórico, foi utilizada a perspectiva de política linguísitca defendida por Spolsky (2004, 2009, 2012). Spolsky define política linguística a partir de três dimensões, práticas, crenças e gestão da língua. Percebe-se que a as escolhas linguísitcas dos falantes daquelas duas cidades corroboram Spolsky (2009), segundo o qual, das três dimensões que definem política linguísitca, as práticas se configuram como o mais forte. Além disso, as práticas e a gestão da língua apresentam, sobretudo na cidade de Itaguara, uma convergência bastante relevante para os estudos linguísticos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juraci da Silva Carmo, UFMG

Doutoranda em Letras, Estudos da Linguagem, no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, com a pesquisa: A identidade lexical de Cláudio, MG: uma análise sociolinguística, em desenvolvimento na linha de pesquisa 1A: Estudo da Variação e Mudança Linguística. É mestra em Letras: Estudos da Linguagem, com a pesquisa: A Realização Variável do Fonema /R/ Retroflexo em Itaguara (MG) e Itaúna (MG), desenvolvido na linha de pesquisa Linguagem e Memória Cultural. Graduada em Letras, Licenciada em Línguas Inglesa e Portuguesa.

Downloads

Publicado

2024-01-23

Como Citar

da Silva Carmo, J. (2024). A VARIAÇÃO DO FONEMA /R/ RETROFLEXO NAS CIDADES DE ITAGUARA (MG) E ITAÚNA (MG) SOB A PERSPECTIVA DE SPOLSKY. PROLÍNGUA, 18(2), 76–85. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/67983