A VARIAÇÃO DO FONEMA /R/ RETROFLEXO NAS CIDADES DE ITAGUARA (MG) E ITAÚNA (MG) SOB A PERSPECTIVA DE SPOLSKY

Autores/as

Palabras clave:

Política linguística. Spolsky. Itaguara (MG). Itaúna (MG). /R/ retroflexo.

Resumen

Este artigo tem por objetivo descrever as variações do fonema /R/ retroflexo nas cidades de Itaguara e Itaúna, ambas localizadas na região centro-oeste do estado de Minas Gerais, Brasil. Como arcabouço teórico, foi utilizada a perspectiva de política linguísitca defendida por Spolsky (2004, 2009, 2012). Spolsky define política linguística a partir de três dimensões, práticas, crenças e gestão da língua. Percebe-se que a as escolhas linguísitcas dos falantes daquelas duas cidades corroboram Spolsky (2009), segundo o qual, das três dimensões que definem política linguísitca, as práticas se configuram como o mais forte. Além disso, as práticas e a gestão da língua apresentam, sobretudo na cidade de Itaguara, uma convergência bastante relevante para os estudos linguísticos.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juraci da Silva Carmo, UFMG

Doutoranda em Letras, Estudos da Linguagem, no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, com a pesquisa: A identidade lexical de Cláudio, MG: uma análise sociolinguística, em desenvolvimento na linha de pesquisa 1A: Estudo da Variação e Mudança Linguística. É mestra em Letras: Estudos da Linguagem, com a pesquisa: A Realização Variável do Fonema /R/ Retroflexo em Itaguara (MG) e Itaúna (MG), desenvolvido na linha de pesquisa Linguagem e Memória Cultural. Graduada em Letras, Licenciada em Línguas Inglesa e Portuguesa.

Publicado

2024-01-23

Cómo citar

da Silva Carmo, J. (2024). A VARIAÇÃO DO FONEMA /R/ RETROFLEXO NAS CIDADES DE ITAGUARA (MG) E ITAÚNA (MG) SOB A PERSPECTIVA DE SPOLSKY. PROLÍNGUA, 18(2), 76–85. Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/67983