Cinética do Radiofósforo em Tecidos de Suínos em Crescimento, Alimentados com Dietas Contendo Diferentes Fontes Fosfatadas
Resumo
Um total de 12 leitões machos foi utilizado em um ensaio de metabolismo a fim de se estudar a cinética do radiofósforo em tecidos de suínos em crescimento alimentados com dietas contendo diferentes fontes fosfatadas, utilizando-se o 32P como traçador. Os animais foram mantidos em gaiolas de metabolismo e distribuídos, aleatoriamente, em delineamento inteiramente casualizado, em esquema de parcela subdividida. Os tratamentos consistiram de rações à base de milho e farelo de soja, suplementadas com cinco fontes fosfatadas. No primeiro dia da fase experimental os leitões receberam, via endovenosa, 7,4 MBq de 32P como fosfato de sódio. No sétimo dia os animais foram sacrificados para coletas de fígado, rins, músculos, coração e ossos. As concentrações médias de P, a retenção de 32p e a atividade específica relativa no osso, fígado, coração, rim e músculo foram: 72,01; 11,00; 8,41; 11,38 e 7,31mg/g MS e 0,08; 0,013; 0,018; 0,013 e 0,012 % e 0,686; 0,732; 0,547; 0,516 e 0,641, respectivamente. As diferentes fontes fosfatadas não afetaram a distribuição do radiofósforo nos tecidos de Suínos em crescimento; a retenção do 32P nos tecidos de suínos obedeceu a seguinte ordem decrescente, independentemente do tratamento: coração, fígado, rim, músculo e osso; estes tecidos são locais de mobilização de P com o plasma e os fluidos intersticiais e na homeocinese deste mineral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).