Desempenho e Avaliação Sensorial de Duas Linhagens de Tilápia do Nilo
Resumo
Foram avaliadas duas linhagens de tilápia do Nilo quanto às características de desempenho e rendimento de carcaça. Além disso, comparou-se a aceitação sensorial do filé de tilápia com dois outros filés comerciais de peixes marinhos e estimaram-se as correlações de Pearson entre as características de crescimento e de carcaça. O experimento foi dividido em duas etapas: desempenho aos 170 e aos 250 dias idade, sendo que as duas linhagens de tilápia foram avaliadas quanto às variáveis peso, altura e comprimento corporal aos 170 dias de idade. A linhagem com desempenho superior aos 170 dias foi acompanhada e avaliada aos 250 dias de idade quanto às características de desempenho, de carcaça e aceitação sensorial. Nesta linhagem foram medidas as variáveis: peso, altura do corpo, comprimento corporal, rendimento de carcaça e filé. Os filés desta linhagem foram avaliados juntamente com filés de merluza e badejo quanto à aceitação sensorial, utilizando-se uma escala hedônica de nove pontos. Observou-se que as características peso, tamanho corporal, altura do corpo, peso do filé e peso da carcaça foram significativamente correlacionadas. Quanto à avaliação sensorial, não houve diferenças na aceitabilidade dos filés de tilápia, badejo e merluza, sendo todos aceitos por mais de 80% dos consumidores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).