A religião no poder executivo: controvérsias sobre cultura no mandato de Crivella no Rio de Janeiro.

  • Edlaine de Campos Gomes (UNIRIO) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Monique Sá Teixeira Leite (UNIRIO)

Resumo

Este artigo discute controvérsias do primeiro ano do mandato do prefeito Marcelo Crivella, na cidade do Rio de Janeiro, iniciado em janeiro de 2017. O estudo atenta, em especial, àquelas que acionaram sua identidade religiosa e seus posicionamentos diante da cultura popular e das manifestações afro-brasileiras, em um processo que evidencia a indissociabilidade entre sua identidade política e religiosa, de senador ou prefeito, e bispo da Igreja Universal. São analisados documentos oficiais e publicações em jornais, nas redes sociais, em seu perfil no facebook, utilizado para divulgar suas ações como prefeito, e no blog da Igreja Universal do Reino de Deus.

Biografia do Autor

Edlaine de Campos Gomes (UNIRIO), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Sociais, pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em Sociologia e Antropologia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), doutorado em Ciências Sociais, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional (UFRJ). Realizou pós-doutoramento, com bolsa FAPESP, no Centro de Estudos da Metrópole (Cebrap). É pesquisadora associada do Núcleo de Antropologia Urbana (NAU/USP). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Religião e Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: pluralismo/exclusivismo religioso e espaço urbano, arquitetura religiosa, memória e patrimônio religioso. É Professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, atua no Programa de Pós-Graduação em Memória Social. Também realizou estágio pós-doutoral (bolsa CAPES), no CLAS, University of Cambridge, período 2012/2013. Bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ, 2013/2016), e coordena o Observatório do Patrimônio Religioso (UNIRIO).

Publicado
2019-12-28
Como Citar
(UNIRIO), E. DE C. G.; (UNIRIO), M. S. T. L. A religião no poder executivo: controvérsias sobre cultura no mandato de Crivella no Rio de Janeiro. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, v. 16, n. 1, p. p.85-116, 28 dez. 2019.