SALVADOR DE MENDONÇA E A REORIENTAÇÃO DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA NO SÉCULO XIX: UMA ANÁLISE DE SUA ATUAÇÃO E O CRESCENTE ALI-NHAMENTO DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA AO SUBSISTEMA ESTADUNIDENSE DE PODER.
Resumo
O artigo demonstra a importância de Salvador de Mendonça - representante brasileiro nos Estados Unidos da América - para a reorientação da política externa brasileira. Ele atuou em Washington entre os anos de 1875 e 1898, momento no qual a política externa do país passava por uma reestruturação, uma vez que o Brasil abandonava seu tradicional alinhamento com os países europeus para se alinhar com o país que seria, futuramente, a maior potência econômica e militar do planeta: os Estados Unidos da América. Mendonça foi um dos responsáveis pelo início de uma nova era na política externa brasileira.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
27.12.2013
Como Citar
Pimenta, M. A. (2013). SALVADOR DE MENDONÇA E A REORIENTAÇÃO DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA NO SÉCULO XIX: UMA ANÁLISE DE SUA ATUAÇÃO E O CRESCENTE ALI-NHAMENTO DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA AO SUBSISTEMA ESTADUNIDENSE DE PODER. Revista De Iniciação Científica Em Relações Internacionais, 1(1), 68–90. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ricri/article/view/17744
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).