SALVADOR DE MENDONÇA E A REORIENTAÇÃO DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA NO SÉCULO XIX: UMA ANÁLISE DE SUA ATUAÇÃO E O CRESCENTE ALI-NHAMENTO DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA AO SUBSISTEMA ESTADUNIDENSE DE PODER.

Authors

  • Marcelo Abreu Pimenta

Abstract

O artigo demonstra a importância de Salvador de Mendonça -  representante brasileiro nos Estados Unidos da América - para a reorientação da política externa brasileira. Ele atuou em Washington entre os anos de 1875 e 1898, momento no qual a política externa do país passava por uma reestruturação, uma vez que o Brasil abandonava seu tradicional alinhamento com os países europeus para se alinhar com o país que seria, futuramente, a maior potência econômica e militar do planeta: os Estados Unidos da América. Mendonça foi um dos responsáveis pelo início de uma nova era na política externa brasileira.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-12-27

How to Cite

Pimenta, M. A. (2013). SALVADOR DE MENDONÇA E A REORIENTAÇÃO DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA NO SÉCULO XIX: UMA ANÁLISE DE SUA ATUAÇÃO E O CRESCENTE ALI-NHAMENTO DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA AO SUBSISTEMA ESTADUNIDENSE DE PODER. Journal of Scientific Initiation on International Relations, 1(1), 68–90. Retrieved from https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ricri/article/view/17744

Issue

Section

Artigos