Simulações Históricas como Ferramentas Práticas de Aprendizagem

O Congresso de Viena (1813-1815) no ensino de Relações Internacionais

Autores

  • Murilo Mesquita Universidade Federal de Pernambuco
  • Jan Marcel de Almeida Freitas Lacerda Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Pedro Henrique Nunes Marinho Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Allana Maria Silveira Rodrigues Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Kimberlly Eduarda Dantas Xavier Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Ítalo Beltrão Sposito Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2025v12n24.69907

Resumo

Este artigo aborda a utilização de simulações históricas, em particular a simulação do Congresso de Viena, como ferramenta pedagógica no ensino de Relações Internacionais. A simulação, realizada no contexto da disciplina de História das Relações Internacionais I, do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Tocantins, teve como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar técnicas de negociação, aprimorar a oratória e tomar decisões relacionadas à resolução de conflitos. O artigo tem como objetivo geral avaliar a aplicação de uma simulação histórica - o Congresso de Viena - como método para o processo de aprendizagem discente. Para tanto, tem como objetivos específicos: (i) apresentar o contexto histórico que envolve as relações internacionais do período do Congresso de Viena; (ii) descrever os resultados do survey aplicado aos alunos; e (iii) analisar a percepção dos alunos acerca da relevância que a simulação oferece para a compreensão do evento histórico. Ainda, a abordagem metodológica baseada em métodos ativos de aprendizagem, a análise dos resultados obtidos através de questionários de aprendizagem e relatos de experiência contribuem para a compreensão do impacto das simulações históricas no processo de ensino e aprendizagem em Relações Internacionais.

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Biografia do Autor

Jan Marcel de Almeida Freitas Lacerda, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Ciência Política (UFPE). Professor do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Pedro Henrique Nunes Marinho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Bacharel em Ciências Biológicas (UFT). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ecologia e Conservação (PPGBec-UFT).

Allana Maria Silveira Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pós-Graduanda pela Associação Brasileira de Consultoria e Assessoria em Comércio Exterior - MBA em Negócios Internacionais

Kimberlly Eduarda Dantas Xavier, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Ítalo Beltrão Sposito, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Relações Internacionais (USP). Professor do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado

24.02.2025

Como Citar

Mesquita, M., de Almeida Freitas Lacerda, J. M. ., Nunes Marinho, P. H., Silveira Rodrigues, A. M., Dantas Xavier, K. E., & Beltrão Sposito, Ítalo. (2025). Simulações Históricas como Ferramentas Práticas de Aprendizagem : O Congresso de Viena (1813-1815) no ensino de Relações Internacionais. Revista De Iniciação Científica Em Relações Internacionais, 12(24), 1–21. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2025v12n24.69907

Edição

Seção

Artigos