A instrumentalização da mídia para manipulação da opinião pública

O caso da ascensão de Hitler

Authors

  • Lauro Accioly Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2023v10n20.66831

Abstract

Líderes políticos como Hitler interferiram na formação da opinião pública através da mídia, porém, fizeram em contextos sociais, políticos e econômicos que pressionavam a população a formarem preferências políticas intransigentes. Essa dimensão da mídia traz debates contundentes de sua participação na formação da opinião pública, assim como suscita questões sobre o papel da mídia no âmbito interno do Estado e no palco mundial. Este artigo, por sua vez, busca contribuir interdisciplinarmente, via revisão bibliográfica a fim de abordar os impactos da mídia na formação da opinião pública, a partir de um estudo de caso sobre ascensão de Hitler, e como a mesma também pôde romper com esse lado obscuro de manipulação da opinião pública com o ingresso do jornalismo global abordando pautas de diversos espaços geográficos. Os resultados obtidos apontam que a mídia permanece traçando desafios para opinião pública, porém, o jornalismo ascendendo um papel de caráter global contribui, em certa medida, para que veiculação de informações imprecisas de problemas do âmbito interno dos Estados não seja possível, assim como Hitler fez escondendo o sistema de holocausto, embora outras questões estejam em alta como as redes sociais e a disseminação de notícias falsas por mídias alternativas.

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Published

2023-08-04

How to Cite

Accioly, L. (2023). A instrumentalização da mídia para manipulação da opinião pública: O caso da ascensão de Hitler. Journal of Scientific Initiation on International Relations, 10(20), 27–45. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2023v10n20.66831

Issue

Section

Artigos