Governos subnacionais e a questão climática:

Uma análise da atuação municipal na agenda do clima a partir do estudo de caso da Secretaria do Clima de Niterói (SECLIMA)

Autores

  • Sarah Gabriela Israel de Souza Universidade Federal da Paraíba
  • Anna Luisa Universidade Federal da Paraíba
  • Lissandra Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O presente artigo busca fazer uma síntese das relações da paradiplomacia, a internacionalização de cidades e estados, com a agenda climática. A partir disso, primeiro, busca-se fazer uma breve conceituação do termo “cooperação descentralizada” e sua presença na agenda climática dos governos locais brasileiros. Em segundo lugar, são apresentadas as atuações do International Council for Local Environmental Initiatives (ICLEI) e do Grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança Climática na promoção de debates que interligam a paradiplomacia e as questões climáticas. Em seguida, busca-se realizar um estudo de caso da criação e atuação da Secretaria do Clima de Niterói (Seclima), sendo a primeira secretaria municipal do Clima no Brasil. Nesta seção, foi utilizado o conceito da Governança Multinível (GMN), a fim de compreender melhor a importância dos entes subnacionais no combate aos problemas globais a nível local. Para a metodologia, foi realizada uma pesquisa nas bases de dados das redes supramencionadas, bem como de agências especializadas em questões climáticas e ambientais das Nações Unidas. Ademais, também realizou-se uma entrevista com Luiz Fernando Guida, secretário da Seclima, com o objetivo de compreender a origem do órgão, bem como seus principais projetos e estratégias no combate aos efeitos da mudança climática. Por meio da análise da atuação da secretaria, conclui-se que para a resolução dos efeitos da questão climática é necessário a atuação dos governos subnacionais, e os impactos positivos na cidade de Niterói evidenciam os ganhos advindos da cooperação descentralizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27.11.2024

Como Citar

Israel de Souza, S. G., de Albuquerque, A. L. S., & Magalhães, L. G. (2024). Governos subnacionais e a questão climática: : Uma análise da atuação municipal na agenda do clima a partir do estudo de caso da Secretaria do Clima de Niterói (SECLIMA). Revista De Iniciação Científica Em Relações Internacionais, 12(23), 1–11. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ricri/article/view/68559

Edição

Seção

Artigos