Educação literária no Instagram:

mapeamento de perfis, páginas e conteúdos compartilhados

Autores

Palavras-chave:

Educação, Literatura infantil, Internet

Resumo

Este trabalho assume como objetivo coletar perfis e páginas da rede social Instagram para analisar e refletir criticamente sobre como a educação literária com foco principalmente na literatura infantil é promovida. A coleta de dados realiza-se a partir da perspectiva netnográfica e depois esses dados são organizados em gráficos que caracterizam os perfis e páginas conforme o que publicam e o entendimento que tem da leitura literária.  Dos 56 perfis identificados, 11 são perfis pessoais, que mesclam tanto o conteúdo de vida pessoal quanto relacionado à leitura literária, e 45 são páginas vinculadas a projetos. Essa distinção de algum modo caracteriza os conteúdos compartilhados e o modo de interagir com os seguidores, implicando em efeitos de sentido diversos o que se busca exemplificar. A quantidade de conteúdo compartilhado é analisada sob uma perspectiva crítica, pretendendo motivar a reflexão sobre a qualidade da informação, visto que a promoção de uma educação literária não se efetiva sem um processo formativo de mediadores de leitura que pode começar na internet,  mas não se reduz ao que nela é publicado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilia Forgearini Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdadede Educação

Departamento de Enisno e Currículo

Área Formação Pedagógica e Linguagem

Joana Wurth Geller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante de Graduação, Licenciatura em Pedagogia (FACED/UFRGS), Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq).

Referências

REFERÊNCIAS

ANDRUETTO, M. T. Por uma literatura sem adjetivos. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

BOEIRA, A. F.; SOARES, E. M. DO S.; RAMOS, F. B. Blogs educativos: aprendizagem, comunicação e linguagem. Signo, v. 34, n. 56, p. 157-183, 5 jan. 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Estudo apresenta dados sobre os impactos da Covid-19. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/noticia/estudo-apresenta-dados-sobre-os-impactos-da-covid-19> Acesso em: 24 jul. 2022.

CORSARO, W. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

COELHO, N. N.. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2000.

HINE, C. Etnography of the internet: embedded, embodied and everyday. New York: Bloomsbury Academic, 2015.

KOZINETS, R. V. Netnografia [recurso eletrônico]: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre, Penso, 2014.

LANDOWSKI, Eric. Interações Arriscadas. 1ª edição. ed. [S. l.]: ‎ Estação das Letras e Cores, 2014. 126 p.

LEWIS, C. S.. Sobre histórias. Tradução de Francisco Nunes. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2018.

MACHADO, A. M; ROCHA, R. Contando histórias, formando leitores. Campinas, SP: Papirus 7 Mares, 2011.

NUNES, M. F.; MELO, Camila Alves de; SILVEIRA, R. H.. Leitura literária nos anos iniciais e pandemia: caminhos e ações da rede municipal de Canoas (RS). In: AMARILHA, Marly; DALLA-BONA, Elisa (Orgs.). Literatura nos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia da COVID-19. No prelo.

O MOMENTO da leitura é um momento de conexão máxima entre a criança e o cuidador... In: SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. [Site da Sociedade Brasileira de Pediatria]. [S. l., 2017]. Disponível em: https://www.sbp.com.br/campanhas/receite-um-livro/o-momento-da-leitura-e-um-momento-de-conexao-maxima-entre-a-crianca-e-o-cuidador-diz-ricardo-halpern/. Acesso em: 26 nov. 2021.

REYES, Y.. Ler e brincar, tecer e cantar: literatura, escrita e educação. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

ZILBERMAN, R.. O estatuto da literatura infantil. In: ZILBERMAN, R. e MAGALHÃES, L. C.. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. 3.ed. São Paulo: Ática, 1987. p.03-24.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

NUNES, M. F.; WURTH GELLER, J. Educação literária no Instagram: : mapeamento de perfis, páginas e conteúdos compartilhados. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. e-rte321202303, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/64179. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Literatura Infantil