Paulo Freire e a politicidade da educação na história do tempo presente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n3.64792

Palavras-chave:

Politicidade educativa, Tempo presente, Paulo Freire

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

AFONSO CELSO SCOCUGLIA, UFPB e UEPB

Departamento de Fundamentação, Centro de Educação da UFPB

Departamento de Arquivologia, CCBSA da UEPB

Referências

CABRAL, Amílcar. Unidade e luta. Bissau: [s.n.], 1976. [Mimeo].

FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980b.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984b.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984c.

FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Cortez, 1996.

FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez, 2001[1959]).

FREIRE, Paulo. Pedagogia: diálogo e conflito. São Paulo: Cortez Associados, 1985a.

FREIRE, Paulo. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985b.

FREIRE, Paulo. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GOLDMANN, Lucien. The human science and philosophy. London: Routledge, 1978.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.

HEGEL, Georg. Fenomenologia del espiritu. México: Fondo de Cultura Econômica, 1966.

LUKÁCS, Georg. History and class consciousness. Studies in marxist dialectics. Cambridge, MIT Press, 1968.

MARX, Karl. Obras escolhidas. São Paulo: Alfa-Omega, S/d

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Cortez, 1982.

ROSSI, Wagner. Pedagogia do Trabalho. Caminhos da educação socialista. São Paulo: Moraes, 1982.

SCOCUGLIA, Afonso Celso. A teoria só tem utilidade se melhorar a prática educativa: as propostas de Paulo Freire. Rio de Janeiro: DP et alii.; FAPERJ, 2013.

SCOCUGLIA, Afonso Celso. A história das ideias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas. João Pessoa: Editora da UFPB; ABEU, 2015.

Downloads

Publicado

2022-11-11

Como Citar

SCOCUGLIA, A. C. Paulo Freire e a politicidade da educação na história do tempo presente. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 3, p. e-rte313202214, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n3.64792. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/64792. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático – A contribuição do Legado de Paulo Freire para as experiências