THE CONSTRUCTION OF AN IDENTITY IN EARLY NORMANDY: ETHNOGENESIS OF THE GENS NORMANNORUM
Resumo
Partindo da perspectiva de etnogênse e seu enfoque no aspecto da construção de comunidades políticas, o presente artigo constitui-se como uma análise do pensamento tardo-antigo e alto-medieval no que diz respeito à identidade “étnica” e nobiliárquica. Para tanto, busca compreender as transformações dos conceitos de gens/gentes e regnum/regna durante o período, ferramentas essenciais para compreender a tradição reivindicada e aplicada pelos duques da Normandia nos séculos X e XI. Além de buscar compreender a construção e aplicação dos conceitos de gens e regna no que diz respeito ao contexto do regnum francorum, ao qual o ducado da Normandia estava conectado, traçaremos uma análise contextual da criação e consolidação desta unidade política de origem viking no noroeste do reino franco, bem como os elementos que fizeram da criação de uma identidade de gens normannorum uma demanda dentro da corte ducal. Abordando de forma tangencial a Gesta Normannorum (995 - 1015), de Dudo de Saint-Quentin, uma das principais fontes textuais criadoras desta identidade de gens, enfocaremos os elementos políticos que tornaram a escrita da história na gens normannorum uma decisiva ferramenta na busca por poder e uniformidade dentro do ducado da Normandia.
Palavras-chave: gens; Normandia; legitimação nobiliárquica; Gesta Normannorum
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do original apresentado se compromete(m) a cumprir o que se segue:
- Todos os autores responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este original é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já que a obra não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do original à Revista Scandia, à qual concedem permissão para sua reprodução, edição e publicação on-line.
- O(s) autor(es) outorgam seus direitos autorais de seu original à Revista Scandia, licendiado sob a Criative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento deste trabalho com o reconhecimento de sua autoria.
- O(s) autor(es) têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu original.