MAJŪS – OS ATAQUES VIKINGS AO AL-ANDALUS, ENTRE OS SÉCS. IX-X, E O SEU IMPACTO NO ĠARB AL-ANDALUS
Resumo
Em 844 Lisboa avisa Córdoba da aproximação de navios. Este momento marca o início das incursões vikings no al-Andalus. Muito além de se constituírem somente como eventos traumáticos e destrutivos, as ofensivas dos majūs serão um ponto de inflexão na história do Ġarb al-Andalus, a região ocidental da Península Ibérica muçulmana, até então um território marginalizado, e apenas nominalmente controlado pelo poder central de Córdoba. As incursões vikings apresentam-se como um impulso para o desenvolvimento urbano e comercial da região, para além do desenvolvimento da marinha de guerra – até então inexistente –, e respetivas técnicas de combate, propiciando a formação de uma hegemonia naval muçulmana no oceano Atlântico, que só o retrocesso territorial dos sécs. XII e XIII, face a Portugal, virá a pôr em causa. Com este estudo, procurar-se-á analisar o rumo que tomaram as incursões, matéria na qual ainda não se regista consenso nos nossos dias e, principalmente, compreender a dramática influência que estas tiveram na moldagem do futuro do espaço ocidental do al-Andalus.
Palavras-chave: Ġarb al-Andalus; Muçulmanos; Vikings; Guerra Naval
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do original apresentado se compromete(m) a cumprir o que se segue:
- Todos os autores responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este original é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já que a obra não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do original à Revista Scandia, à qual concedem permissão para sua reprodução, edição e publicação on-line.
- O(s) autor(es) outorgam seus direitos autorais de seu original à Revista Scandia, licendiado sob a Criative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento deste trabalho com o reconhecimento de sua autoria.
- O(s) autor(es) têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu original.