NAS GARRAS DAS SERPENTES: UM ESTUDO ICONOLÓGICO DA PEDRA RÚNICA U 629
Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar o simbolismo da serpente encontrado na pedra rúnica U 629, situada na Suécia. Nesse monumento encontra-se a intrigante representação de duas serpentes segurando pessoas pelas cabeças. Apesar de que imagens de serpentes sejam comuns nas pedras rúnicas, o exemplo da U 629 é singular por mostrar esse contexto. Diante disso realizamos um estudo de simbolismo para tentar compreender o que aquela imagem poderia ter significado. Utilizamos o método arqueológico de Bahn e Renfrew (2012) e estudiosos de simbologia. No fim, chegamos a quatro hipóteses a respeito.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do original apresentado se compromete(m) a cumprir o que se segue:
- Todos os autores responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este original é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já que a obra não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do original à Revista Scandia, à qual concedem permissão para sua reprodução, edição e publicação on-line.
- O(s) autor(es) outorgam seus direitos autorais de seu original à Revista Scandia, licendiado sob a Criative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento deste trabalho com o reconhecimento de sua autoria.
- O(s) autor(es) têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu original.