OS VIKINGS NOS JOGOS DE MESA MODERNOS: UMA LEITURA DE JÓRVÍK (2016), DE STEFAN FELD
Resumo
O mundo medieval é um dos temas mais explorados pelos chamados “jogos de mesa modernos”, sendo a temática viking um dos grandes e recentes atrativos, possivelmente impulsionada pelo crescimento contínuo da Escandinávia medieval nas diferentes mídias (LIMA, 2020), fenômeno que pode ser entendido como “vikingmania” (OLIVEIRA, 2021). Nesse sentido, um dos objetivos deste trabalho é lançar possibilidades de pesquisa acerca do imaginário viking e a “vikingmania” nos jogos de tabuleiro modernos. Para tanto, como objeto principal de análise, elegemos Jórvík, jogo lançado em 2016, de autoria do game-designer alemão Stefan Feld com arte produzida pelo artista Marc Margielsky. Em comparação com os outros jogos de tabuleiro modernos que exploram a temática viking de forma bastante estereotipada e imaginativa, ou que focam apenas no imaginário mitológico e folclórico da cultura escandinava, Jórvík é o jogo que possui foco temático mais diferenciado, apresentando um momento específico da história da Era Viking: os assentamentos escandinavos no norte da Inglaterra.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do original apresentado se compromete(m) a cumprir o que se segue:
- Todos os autores responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este original é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já que a obra não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do original à Revista Scandia, à qual concedem permissão para sua reprodução, edição e publicação on-line.
- O(s) autor(es) outorgam seus direitos autorais de seu original à Revista Scandia, licendiado sob a Criative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento deste trabalho com o reconhecimento de sua autoria.
- O(s) autor(es) têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu original.