A INQUISIÇÃO E O INQUISIDOR NO OUTONO DA MODERNIDADE

Autores

  • Sonia Siqueira

Palavras-chave:

Inquisição, Reconquista, Modernidade.

Resumo

A partir dos pressupostos conceituais da História, o Tempo, a Mudança e o Homem o cerne desta exposição reside no inserir uma instituição portuguesa – o Santo Ofício – em um contexto cultural, o Iluminismo ou Ilustração. No século XVIII a Inquisição percorre um caminho de revisões críticas desaguando nas mudanças possíveis. Incentivos houve, provindos de dimensões maiores político-religiosas e econômico-sociais. Recriada foi a problemática do isolacionismo geográfico e da especificidade da Reconquista. Este artigo contextualiza a figura histórica do inquisidor e a própria inquisição no cenário citado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Siqueira

Livre-Docente em História Ibérica pela Universidade de São Paulo. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

SIQUEIRA, S. A INQUISIÇÃO E O INQUISIDOR NO OUTONO DA MODERNIDADE. Sæculum - Revista de História, [S. l.], n. 30, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh/article/view/22241. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: História e História das Religiões