Sobre a Revista
Foco e Escopo
Sæculum - Revista de História é publicada pelo Departamento de História da UFPB desde 1995 e, a partir de 2004, passou a ser também o periódico do Programa de Pós-Graduação em História da mesma universidade. Com uma periodicidade semestral, a revista tem uma linha editorial direcionada à publicação de pesquisas inéditas e ao debate no campo da História e da Cultura Histórica em suas diversas interfaces, abrindo espaço para o diálogo entre pesquisadores(as) do Brasil e do exterior.
A Sæculum é indexada no Latindex, Google Scholar, EBSCO, ROAD, EZB e Diadorim.
Inicialmente divulgada no formato impresso, a Sæculum adotou a versão digital a partir de 2011. Trata-se de um periódico de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente e sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor. Isso está de acordo com a definição BOAI de acesso aberto.
A Sæculum utiliza o Digital object identifier (DOI) desde 2019.
Diretrizes éticas
A revista tem o compromisso de se manter alinhada com as diretrizes estipuladas pela Comissão de Integridade na Atividade Científica do CNPq e as recomendações de ética em publicação para autores, editores e avaliadores do Committee on Publication Ethics – COPE.
Taxa de processamento de artigos
Esta revista não cobra qualquer tipo de taxa dos autores para submissão e processamento de manuscritos.
Processo de Avaliação pelos Pares
Todas as propostas serão submetidas à análise de membros da Comissão Editorial para a verificação de aspectos ligados ao conteúdo, forma e pertinência dos temas, antes de serem encaminhadas aos pareceristas. As propostas que não contemplarem as normas editoriais não serão consideradas.
Em seguida, os trabalhos são analisados por dois pareceristas doutores(as), sejam membros do Conselho Consultivo, sejam avaliadores ad hoc. Trata-se de uma avaliação cega por pares. Em caso de impasse inicial, o material é enviado a um terceiro parecerista. Esse processo é realizado na plataforma Open Journal System (OJS), que omite os nomes dos articulistas e pareceristas, preservando o anonimato e a avaliação duplo cega.
Política de conflito de interesse
No momento da submissão do manuscrito, os autores precisam assinalar que não existe nenhum tipo de conflito de interesse em seus trabalhos.
Por sua vez, no momento da avaliação dos artigos, "passo 2" (Diretrizes de avaliação), os pareceristas recebem a notificação de que "caso haja algum tipo de conflito de interesses quanto à proposta da submissão, pedimos que avise imediatamente a comissão editorial sobre a sua indisponibilidade em realizar a avaliação".
Para mais informações sobre o conflito de interesse, acesse as Diretrizes do CSE para promover integridade em publicações de periódicos científicos.
Periodicidade
Semestral
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Política de antiplágio
A Sæculum utiliza o software Plagius e reserva-se no direito de rejeitar o trabalho caso este problema seja verificado.
Licença de uso
Os artigos publicados estão sob a Licença Creative Commons - Atribuição Não-Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Portanto, o conteúdo pode ser copiado, adaptado, modificado, desde que sejam indicadas a origem, a autoria, as alterações feitas e desde que seja para uso não comercial.
Política de arquivamento
A Sæculum usa o sistema LOCKSS desenvolvido pela Universidade de Stanford. O periódico também faz parte da Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana do IBICT, que fornece preservação de periódicos do sistema Open Journal System no Brasil.
Política de Preservação Digital
A Sæculum segue os padrões definidos pela Política de Preservação Digital do Programa SciELO.
Propostas de Dossiês temáticos
Bienalmente, a Sæculum lança uma chamada para pesquisadores apresentarem propostas para dossiês temáticos. Solicitamos que os interessados consultem o item Anúncios para informações sobre prazos e normas.
Mídias sociais
Em sintonia com as novas mídias e linguagens digitais, que potencializam a divulgação do conhecimento acadêmico, a Sæculum mantém páginas atualizadas no Facebook, Instagram e Academia.edu.
Próximas edições
Dossiê - História, Currículo e Pós-colonialidade - Sæculum (vol. 28, n. 48, jan./jun. 2023)
Organizadores: Prof. Dr. André Mendes Salles (UFPE, Brasil) e Prof. Dr. Pedro Ramón Caballero Cáceres (UNA, Paraguai)
Resumo: O currículo, entendido como um elemento prático-discursivo, que expressa conflitos e disputas no interior da sociedade, pode conter componentes que, tanto reforcem um pensamento colonial, através de certa colonialidade do saber, como criem as possibilidades para o estabelecimento de um pensamento pós-colonial. Apresentamos a pretensão de reunir, neste Dossiê, artigos de pesquisadores — do Brasil e do exterior — que tomem os Estudos Pós-Coloniais como lente teórica para refletir sobre as dimensões históricas e educacionais relacionadas à História e ao ensino da disciplina, seja na educação básica ou no ensino superior. Esperamos contribuições, sobretudo, de pesquisadores da América Latina, que visem investigar, com destaque, a História e o ensino/currículo de História de países latino americanos, buscando compreender como os países desse continente foram construindo — ou não — formas de educação e narrativas históricas que visassem superar o racismo e a colonialidade presentes em suas respectivas sociedades. Esperamos receber contribuições que representem ampla diversidade de gênero e étnico-raciais, como também contribuições de pesquisadores de diferentes países e regiões brasileiras.
Previsão para publicação: julho de 2023
***
Para contato e dúvidas, envie um e-mail:
saeculum@cchla.ufpb.br