“O CASAMENTO DA VOVÓ”: UMA CANÇÃO POMERANA EMIGRANTE

Autores

  • Danilo Kuhn da Silva Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Palavras-chave:

Emigração, Música, Pomeranos.

Resumo

Este artigo apresenta e discute uma canção tradicional pomerana coletada no município de São Lourenço do Sul, região sul do Rio Grande do Sul, Brasil, sob a perspectiva da História, da História Oral e da Narrativa Cultural. Analisam-se aspectos históricos e culturais cristalizados na canção De múta éna hóchtich (“O casamento da vovó”), relacionando-os com a história da emigração europeia/pomerana e com estudos etnográficos acerca dos pomeranos, com o objetivo de identificar maneiras pelas quais a comunidade em questão narra-se a si própria através da canção. Trata-se também de um trabalho de salvaguarda memorial e cultural, pois, ao se abordarem elementos históricos e culturais cristalizados nas letras de canções tradicionais – as quais se encontram em processo de esquecimento na região –, a cultura pomerana que ainda persiste na região sul do Rio Grande do Sul, e seus ecos, é salvaguardada, podendo-se perceber, via memória da comunidade, as inter-relações entre a mesma e sua própria memória e história através da cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Kuhn da Silva, Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Licenciado em Música (UFPel/2004); Mestre em Música (UFPR/2010); Doutorando em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPel).

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

DA SILVA, D. K. “O CASAMENTO DA VOVÓ”: UMA CANÇÃO POMERANA EMIGRANTE. Saeculum, [S. l.], n. 35, p. 7–24, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh/article/view/26226. Acesso em: 28 mar. 2024.