CIDADE, POLÍTICA E URBANISMO: DEBATES E DESAFIOS NO RECONHECIMENTO DE UM CENTRO HISTÓRICO METROPOLITANO

Autores

  • Cleusa Maria Gomes Graebin Universidade La Salle
  • Danielle Heberle Viegas Universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2018v38n38.37194

Palavras-chave:

Centro Histórico, Urbanismo, Canoas - RS.

Resumo

O presente artigo apresenta alguns debates historiográficos e desafios no âmbito da gestão pública municipal relacionados à constituição e ao reconhecimento do centro histórico de uma cidade metropolitana do Sul do Brasil, Canoas/RS. Nesses termos, o texto identifica as principais definições que a literatura acadêmica pontua sobre o tema, relacionando-as à formação urbana peculiar de Canoas, marcada pelo vertiginoso processo de metropolização que afetou cidades brasileiras a partir da década de 1950. Utiliza-se como fontes de pesquisa, planos urbanísticos, legislação municipal, além de depoimentos orais, problematizados à luz de contribuições do campo da História Urbana. Compartilham-se conclusões no sentido de como a constituição do centro histórico e de patrimônios culturais a ele associados, entre outras ações, podem contribuir para a reelaboração da ideia cidade-dormitório, historicamente associada a Canoas e outras cidades metropolitanas brasileiras, rumo a uma noção e a uma prática citadina mais inclusiva e diversificada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleusa Maria Gomes Graebin, Universidade La Salle

Doutora e Mestre em História pela UNISINOS. Professora e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação e professora do Curso de História da Universidade La Salle. Editora da Mouseion Revista Eletrônica. Coordenadora do Museu Histórico La Salle.

Danielle Heberle Viegas, Universidade La Salle

Doutora em História pela PUCRS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais e do Curso de História da Universidade La Salle.

Publicado

2018-06-30

Como Citar

GRAEBIN, C. M. G.; VIEGAS, D. H. CIDADE, POLÍTICA E URBANISMO: DEBATES E DESAFIOS NO RECONHECIMENTO DE UM CENTRO HISTÓRICO METROPOLITANO. Saeculum, [S. l.], v. 38, n. 38, p. 277–293, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2018v38n38.37194. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh/article/view/37194. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê