As antigas fazendas jesuíticas

o transporte e a venda de gado dos sertões do Piauí para a feira de Capuame, Bahia (1769-1789)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2023v28n49.67489

Palavras-chave:

Boiadas, Sertões do Piauí, Feira de Capuame

Resumo

O envio e a venda de reses para a Feira de Capuame, na Bahia, constituiu-se como um dos negócios empreendidos pelas autoridades régias após a expulsão dos padres jesuítas da capitania do Piauí no ano de 1759 e o confisco de todos os seus bens e patrimônios, como escravos e gados. Essa temática foi estudada por diversos autores, desde estudos clássicos até os mais recentes. No entanto, ainda é um tema que carece de aprofundamento, pois apresenta muitas lacunas, principalmente, no que se refere ao funcionamento desse negócio, os agentes (trabalhadores livres e escravizados) e as autoridades régias envolvidas. Além disso, torna-se necessário compreender o quantitativo de reses e boiadas enviadas, bem como os rendimentos alcançados no período de 1770 a 1788. Pretendemos demonstrar que, em que pese as dificuldades relacionadas às enormes distâncias, as secas, o dispêndio de força de trabalho e a perda de animais durante as longas jornadas de viagem, a venda de gado em pé era lucrativa e se manteve como uma alternativa importante para o abastecimento de centros urbanos como Salvador até fins do século XVIII, o que nos permite entender a dimensão do patrimônio deixado pelos religiosos e os negócios em que eles estavam envolvidos na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samir Lola Roland, Universidade Federal do Maranhão

Samir Lola Roland é doutorando em História pelo Programa de Pós-graduação em História e Conexões Atlânticas na Universidade Federal do Maranhão, sob a orientação do professor Doutor Rafael Chambouleyron. Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Amazônia na Universidade Federal do Pará. É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Pesquisa as histórias da conquista e ocupação portuguesa nos sertões das capitanias do Maranhão e Piauí, tendo vários trabalhos publicados sobre o tema, dentre os quais, o livro intitulado: Sesmeiros, posseiros e indígenas: a conquista e a ocupação no vale do Parnaíba (séculos XVII e XVIII), publicado no ano de 2021, pela Editora CRV. Integra a equipe de estudos em Amazônia Colonial, bem como participa das reuniões de grupo Indígenas na História do Maranhão e Impérios Ibéricos no Antigo Regime.

Referências

ABREU, J. Capistrano de. Caminhos Antigos e Povoamento do Brasil. Rio de Janeiro: Livraria Briguiet, 1930.

ABREU, J. Capistrano de. Capítulos de História Colonial: 1500-1800. Brasília: Conselho Editorial do Senado Federal, 1998.

ANÔNIMO. “Roteiro do Maranhão a Goyaz pela capitania do Piauí.” In: Revista IHGB, tomo 62, Parte I. Rio de Janeiro: Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, 1900.

ANTONIL, André João. Cultura e opulência do Brasil, por suas drogas e minas. Lisboa/Rio de Janeiro: Biblioteca do Senado Federal, 1837.

ARRAES, Damião Esdras de Araújo. Curral de reses, curral de almas: urbanização do sertão nordestino entre os séculos XVII e XIX. Dissertação (Mestrado em História). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2012.

BEZERRA, Edmilson Rosa. O grão e o Casco: representações e práticas da colonização no sul do Maranhão na primeira metade do século XIX. Dissertação (Mestrado em História). Goiânia: Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2010.

BOXER, Charles R. A Idade de Ouro do Brasil: dores de crescimento de uma sociedade colonial. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969.

CABRAL, Maria do Socorro Coelho. Caminhos do gado: conquista e ocupação do sul do Maranhão. São Luís: Edufma, 2008.

CARVALHO, Roberta Lobão. “A ruína do Maranhão”: a construção do discurso antijesuítico na Amazônia portuguesa (1705-1759). Tese (Doutorado em História), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

COUTO, Ronaldo; AMANTINO, Marcia. De ‘curral dos padres’ à gigantesca Fazenda de Santa Cruz. In: ENGEMANN, Carlos; AMANTINO, Marcia (orgs.). Santa Cruz: de legado dos jesuítas a pérola da Coroa. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.

D’ ALENCASTRE. José Martins Pereira. “Memória Cronológica, histórica e corográfica da Província do Piauí”. Revista do IHGB, tomo XX, 1857.

GIRÃO, Raimundo. Evolução Histórica do Ceará. Fortaleza: BNB.ETENE, 1985.

GIRÃO, Valdelice Carneiro. As oficinas ou charqueadas no Ceará. Fortaleza: Secretaria de Cultura e Desporto, 1995.

HENRIQUE, Juliana da Silva. A Feira de Capuame: pecuária, territorialização e abastecimento (Bahia, século XVIII). Dissertação (Mestrado em História Econômica), São Paulo: Universidade de São Paulo, 2014.

LIMA, Solimar Oliveira. O vaqueiro escravizado na fazenda pastoril piauiense. História: Debates e tendências. vol. 7, n. 2, p. 138-154, 2008.

MONTEIRO, Denise Mattos. Portos do sertão e mercado interno: nascimento e evolução do porto do Açú-oficinas (1750-1860). História econômicas e História de empresas. XV. 1, p. 71-98, 2012.

MOTT, Luís. A pecuária no sertão do Piauí (1697-1818). In: MAESTRI, Mário (org.). Peões, gaúchos, vaqueiros e cativos campeiros: estudos sobre a economia pastoril do Brasil. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2009.

MOTT, Luiz. Piauí Colonial: população, economia e sociedade. 2.ed. Teresina: APL; FUNDAC; DETRAN, 2010.

NEVES NETO, Raimundo Moreira das. Raimundo Moreira das. Um patrimônio em contendas: os bens jesuíticos e a magna questão dos dízimos no estado do Maranhão e Grão-Pará (1650-1750). Dissertação (Mestrado em História), Belém: Universidade Federal do Pará, 2012.

NOGUEIRA, Gabriel Parente. Às margens do Império: a pecuária das carnes salgadas e o comércio nos Portos da Porção oriental da costa leste-oeste da América portuguesa nas dinâmicas de um Império em movimento (século XVIII). Tese (Doutorado em História), Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.

NUNES, Odilon. Pesquisa para a História do Piauí. Teresina: FUNDAPI; Fund. Mons. Chaves, 2007.

OLIVEIRA, Ana Stela de Negreiros; ASSIS, Nívia Paula Dias de. Padres e fazendeiros no Piauí Colonial – século XVIII. In: Anais do XXV Simpósio Nacional de História – ANPUH. Fortaleza, 2009.

PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil Contemporâneo: colônia. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

PRADO JÚNIOR, Caio. História Econômica do Brasil. 26ª edição. São Paulo: Brasiliense, 1981.

PORTO, José da Costa. O pastoreio na formação do Nordeste. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, 1959.

REGO, Junia Motta Antonacio Napoleão do. Dos sertões aos mares: História do Comércio e dos comerciantes da cidade de Parnaíba – Piauí. Teresina: EDUFPI, 2013.

SANTOS, Gutiele Gonçalves dos. Sertões indômitos: comércio, doenças e práticas de cura na capitania do Piauí – século XVIII. Dissertação (Mestrado em História das Ciências), Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2022.

SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. Conquista e colonização da América portuguesa: O Brasil Colônia – 1500-1750. In: LINHARES, Maria Yedda (org.). História Geral do Brasil. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

SILVA, Francisco Carlos Texeira da. Pecuária, Agricultura de Alimentos e Recursos Naturais no Brasil-Colônia. In: SZMRECSÁNYI, Tamás (org.). História Econômica do Período Colonial (2.ed.). São Paulo: Hucitec; Editora da USP, 2002.

SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. Pecuária e formação do mercado interno. Estudos Sociedade e Agricultura, n. 8, p. 119-156, 1997.

SILVA, Mairton Celestino da; CARVALHO, Aleisa Sousa; SANTOS, Gutiele Gonçalves dos. Uma África em nós: escravidão, história atlântica e os desafios da historiografia piauiense. In: LIMA, Solimar Oliveira (Org.). Historiografia da Escravidão Negra no Piauí. Teresina: EDUFPI, 2015.

SIMONSEN, Roberto. História Econômica do Brasil: 1500-1820. Brasília: Senado Federal, 2005.

STUDART FILHO, Carlos. Vias de comunicação do Ceará colonial. in: Revista do Instituto do Ceará. Tomo LI. Fortaleza, 1937.

Fontes Primárias

Arquivo Histórico Ultramarino

Piauí

Ofício do governador do Piauí, João Pereira Caldas, ao secretário de estado da Marinha e Ultramar, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, sobre as diligências que efetuou quando tomou posse do governo da capitania e da viagem que realizou pelo Piauí. AHU, Piauí. 19/09/1761. cx. 8, doc. 489.

Ofício do governador do Piauí, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro, ao secretário de estado da Marinha e Ultramar, Martinho de Melo e Castro, sobre o rendimento e despesa dos bens da Companhia de Jesus, no Piauí, e informando acerca das boiadas a eles pertencentes e a importância da venda dos animais. AHU, Piauí. 20/07/1770. cx. 11, doc. 646;

Ofício do governador do Piauí, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro, ao secretário de estado da Marinha e Ultramar, Martinho de Melo e Castro, sobre a organização do transporte do gado que iria participar na feira de Capuame, na Bahia, e que era proveniente das fazendas dos padres da Companhia de Jesus. AHU, Piauí. 15/04/1771. cx. 11, doc. 656.

Ofício do governador do Piauí, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro, ao secretário de estado da Marinha e Ultramar, Martinho de Melo e Castro, sobre o rendimento dos bens que pertenceram aos jesuítas, como também o total das reses de sete boiadas enviadas para a capitania da Bahia. AHU, Piauí. 29/07/1771. cx. 11, doc. 669.

Ofício do governador do Piauí, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro, ao secretário de estado da Marinha e Ultramar, Martinho de Melo e Castro, sobre a impossibilidade de enviar a certidão do rendimento dos bens que pertenceram aos jesuítas, pelo motivo do escrivão estar acompanhar o ouvidor numa correição pela capitania, e remetendo as relações referentes aos animais que partem para a Bahia e vão participar na feira. AHU, Piauí. 12/07/1773. cx. 12, doc. 707.

Ofício do governador do Piauí, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro, ao secretário de estado da Marinha e Ultramar, Martinho de Melo e Castro, sobre o rendimento dos bens dos jesuítas, de 27 de julho de 1773 a 29 de abril de 1774, e remetendo uma relação dos animais que foram enviados para a Bahia. AHU, Piauí. 22/07/1774. cx. 12, doc. 717.

Ofício do governo interino do Piauí, ao secretário de estado da Marinha e Ultramar, acerca das fazendas que foram dos jesuítas, e informando que não foram enviados animais para a feira da Bahia, por causa da seca. AHU, Piauí. 16/05/1775. cx. 12, doc. 730.

Ofício de Inácio Antonio Ribeiro, ao secretário de estado da Marinha e Ultramar, Martinho de Melo e Castro, sobre a carta do governo interino do Piauí de 17 de agosto de 1789, acerca das razões pelas quais não se realizou o envio de gado, para a Bahia, pertencente às fazendas que foram dos jesuítas, e descrevendo o modo como foram arrematados estes gados. AHU, Piauí. 07/01/1790. cx. 18, doc. 913.

Bahia

Ofício do vice-rei e governador-geral do Brasil, conde de Azambuja, Antônio Rolim de Moura, ao secretário de estado da Marinha e Ultramar, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, informando a ordem real sobre o procedimento com os gados provenientes da capitania do Piauí. AHU, Bahia. 12/07/1767. cx. 159, doc. 12133.

Arquivo Público do Piauí

Arquivo Público do Piauí. Correspondências e ordens com militares, civis, provedores, ouvidores, juízes, Câmaras. Livro II (1764-1770). 13/01/1768, cód. 147. folha 108v.

Arquivo Público do Piauí. Correspondências e ordens com militares, civis, provedores, ouvidores, juízes, Câmaras. Livro II (1764-1770). 30/12/1768. Cód. 147. Folha 118v.

Arquivo Público do Piauí. Correspondências e ordens com militares, civis, provedores, ouvidores, juízes, Câmaras. Livro II (1764-1770). 30/05/1769. Cód. 147. Folha. 137v-138.

Arquivo Público do Piauí. Correspondências e ordens com militares, civis, provedores, ouvidores, juízes, Câmaras. Livro II (1764-1770). 17/08/1769. Cód. 147. Folha 145v-146.

Arquivo Público do Piauí. Correspondências e ordens com militares, civis, provedores, ouvidores, juízes, Câmaras. Livro II (1764-1770). 27/10/1769. Cód. 147. Folha 157v-158v.

Arquivo Público do Piauí. Correspondência do governador da capitania Gonçalo Lourenço Botelho de Castro, com sua Majestade através da secretaria dos negócios do reino, marinha etc. (1769-1793). 15/04/1771. Registro atual 0009. Folha. 23v.

Arquivo Público do Piauí. Correspondência do governador da capitania Gonçalo Lourenço Botelho de Castro, com sua Majestade através da secretaria dos negócios do reino, marinha etc. (1769-1793). 16/05/1775. Registro atual 0009. Folha. 54-54v.

Downloads

Publicado

2024-02-28

Como Citar

ROLAND, S. L. As antigas fazendas jesuíticas: o transporte e a venda de gado dos sertões do Piauí para a feira de Capuame, Bahia (1769-1789) . Saeculum, [S. l.], v. 28, n. 49, p. 245–262, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2023v28n49.67489. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh/article/view/67489. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Deslocamentos e territorializações no Império português (XVI-XIX)